Senado doará textos de 'Conselhos aos Governantes' em braile



Desidério Erasmo nasceu em Roterdã, em 1469. Faleceu na Basiléia, em 1536. Filho ilegítimo de um padre, tornou-se conhecido como Erasmo de Roterdã. Em A Educação de um Príncipe Cristão o filósofo orienta sobre a melhor maneira de preparar um herdeiro da realeza para governar. Impressões em braile desse texto serão doadas a três entidades gaúchas que prestam apoio aos portadores de deficiência visual. A entrega ocorrerá no próximo dia 12, às 16h, no estande do Senado instalado na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O texto de Erasmo de Roterdã é um dos que integram o livro Conselhos aos Governantes, do Conselho Editorial do Senado. A Secretaria Especial de Editoração e Publicações dividiu a obra em volumes e os está transcrevendo para o braile. O primeiro deles reuniu os textos Aos Amigos e Parentes de Dião, escrito por Platão, e Arthashastra, de Kautilya. O segundo é O Príncipe, de Maquiavel. Esses dois volumes também serão doados às instituições gaúchas.

O livro Conselhos aos Governantes reúne ainda textos como Conselhos de D. Quixote a Sancho Pança, de Miguel de Cervantes; Breviário dos Políticos, do Cardeal Mazarino; Testamento Político, de Maurício de Nassau; Suma Política, de Sebastião César de Meneses; Testamento Político, de D. Luís da Cunha; Carta ao Sobrinho, Governador do Maranhão, Joaquim de Melo e Povoas, de Marquês de Pombal; Anti-Maquiavel, de Frederico da Prússia; e À Regente D. Isabel, de D. Pedro II.

O Senado Federal também disponibiliza a obra Conselhos aos Governantes impressa em tinta (R$ 50,00) e gravada em CD-ROM, no formato pdf (R$ 10,00). As entidades que receberão as publicações em braile são: Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, Associação Brasileira de Deficientes Visuais e Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves.

Além de dois volumes de Conselhos aos Governantes, serão doados os seguintes livros impressos em braile: Direitos Humanos, Lei de Falências, Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Legislação Desportiva, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lei antidrogas, Eu Senadoro um Passeio! (cartilha distribuída durante a visitação às dependências do Congresso Nacional) e O Senado Federal (com informações sobre o Senado e o processo legislativo).



03/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado doará publicações em braile na Feira do Livro de Brasília

SENADO PUBLICA COLETÂNEA "CONSELHOS AOS GOVERNANTES"

Consultores do Senado lançam coletânea de textos

Senado lança 3ª edição de "textos políticos"

SENADO APROVA TEXTOS DE ACORDOS INTERNACIONAIS

ILB OFERECE OFICINA DE TEXTOS A SERVIDORES DO SENADO