Senado e Câmara fazem sessão conjunta para homenagear mulher
Segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a População, apresentados no plenário pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), na Papua Nova Guiné 67% das mulheres já foram agredidas fisicamente por seus parceiros. Em Bangladesh, esse índice atingiu 47% , e na Índia, 40%. Já nos países desenvolvidos, como o Canadá, os índices de agressão à mulher chegam a 29%, nos Estados Unidos são de 22% e na Suíça, de 21%.
Lúcio Alcântara destacou a importância da sessão conjunta em homenagem à mulher e destacou que as mulheres obtiveram importantes avanços em conquistas sociais, principalmente nas últimas décadas. Ele ressalvou, no entanto, que ainda resta muito para que a emancipação feminina se complete. No Brasil, observou, os progressos da condição feminina têm sido significativos, "mas ainda falta muito para uma situação de plena igualdade".
A emancipação da mulher teve impacto no perfil da família brasileira, acrescentou o senador, baseado nos dados do Fundo das Nações Unidas para a População. Atualmente, de cada quatro núcleos familiares, um é chefiado por mulher, enquanto duas décadas atrás as mulheres representavam somente 11% da população economicamente ativa do país.
12/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Câmara e Senado fazem reunião conjunta nesta quarta para votar créditos suplementares
Lobão anuncia cancelamento de sessão conjunta do Senado e da Câmara
Combate à violência contra a mulher será lembrado em sessão conjunta do Congresso
Senado faz sessão especial para homenagear Dia Internacional do Turismo
Senado vai realizar sessão para homenagear marechal Rondon
Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Gonzaga