Senado e Câmara realizam conferência sobre o futuro das comunicações



Durante a abertura da "Conferência Nacional Preparatória de Comunicações: Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro das Comunicações", realizada na noite desta segunda-feira (17), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, declarou que além de discutir as tendências do mercado privado de comunicação, o evento servirá para debater a situação do sistema de rádio e televisão público que está prestes a ser implantado no Brasil.

- Moderna e avançada, a nossa Constituição reza pela pluralidade de mídias, diversidade de conteúdo, valorização da indústria audiovisual, enriquecimento da nossa cultura regional e pelo acesso à informação como direito, sem condicionantes. Por isso, é singular esse momento em que nos reunimos para transformar em realidade esses direitos constitucionais - afirmou Chinaglia.

Por sua vez, o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), disse que todos têm consciência do momento de grande mudança pelo qual passam as tecnologias de comunicação. Ele observou que as expectativas são grandes, as promessas são atraentes, mas também há uma grande insegurança com relação ao que fazer.

- Precisamos, urgentemente, desenvolver novos padrões, regras, procedimentos e modelos que façam frente às mudanças que se anunciam, para tirar delas todo o potencial - opinou Salgado.

Além dos dois parlamentares, também participaram da abertura do evento, entre outras autoridades, o ministro das Comunicações, Hélio Costa; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins; e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP).

O evento prosseguirá nesta terça-feira (18), quando ocorrerão três painéis no Auditório Nereu Ramos. Às 8h30 o tema será "Políticas de comunicação no ambiente de convergência tecnológica". Entre outras, estão previstas palestras da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do ministro das Comunicações, Hélio Costa; e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg. À tarde, no mesmo local, a partir das 14 horas, o tema será "Políticas de comunicação: presente e futuro". Em seguida, por volta das 16h30, os debates girarão em torno de "Políticas para os novos serviços e a competitividade nas telecomunicações".

No dia seguinte, quarta-feira (19), os debates ocorrerão no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Às 8h30 ocorrerá o painel "A radiodifusão: rádio e TV digital". Às 11 horas, o tema será "Políticas para produção e distribuição de conteúdo no cenário da convergência tecnológica". À tarde, às 14h30, o painel será sobre "Inclusão digital, banda larga e cidades digitais". Em seguida, às 16h30, a discussão será sobre "Política de desenvolvimento tecnológico e Industrial". O encerramento está previsto para as 18 horas.

Os participantes abordarão no encontro temas relacionados a infra-estrutura e serviços de telecomunicações, rádio e TV digital, telefonia fixa e móvel, internet, gestão de redes, fusões de empresas, produção de conteúdo, tecnologias sem fio e radiofreqüência, além da inclusão digital. Os trabalhos escritos a serem apresentados no seminário serão consolidados em uma publicação, que será utilizada futuramente na definição de uma legislação e uma política pública, baseada na convergência dos diferentes veículos de comunicação.



17/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conferência debaterá convergência tecnológica e futuro das comunicações

Começa nesta segunda-feira conferência para debater convergência tecnológica e futuro das comunicações

Senado, Câmara e TCU realizam seminário sobre ouvidorias legislativas

PF e Interpol realizam Conferência Mundial sobre Fugitivos

USP: Escola do Futuro promove conferência sobre TI com executivos universitários

Abertura da Conferência sobre rural brasileiro debate futuro do setor