Senado empossa novo senador pelo Distrito Federal



O Senado deu posse, nesta terça-feira (dia 29), ao novo senador pelo Distrito Federal, Lindberg Cury (PFL), que assume a cadeira do ex-senador José Roberto Arruda, em razão de sua renúncia. Em seu primeiro discurso, ele defendeu a urgência da implantação do ramal do gasoduto Brasil-Bolívia para Brasília, Goiás e Mato Grosso do Sul para dar, ao Centro-Oeste, condições de infra-estrutura que impulsionem seu desenvolvimento.

Segundo Lindberg, essa obra é viável do ponto de vista técnico e econômico, estando condicionada apenas à disponibilidade de recursos. Ele conclamou as bancadas da região a se unirem, desde já, para incluir, no Orçamento Geral da União, recursos para essa obra que significará suprimento regular de oferta de gás, para consumo direto e na forma de insumo fundamental a todo tipo de produção.

Ele lembrou sua longa experiência empresarial para pregar a urgência de uma simplificação tributária dotando o empresariado da agilidade necessária à competitividade de um mercado cada vez mais globalizado, sob pena de não se gerar riqueza e emprego em quantidade suficiente para atender às necessidades da população brasileira.

Entre as medidas que devem ser analisadas no âmbito da reforma tributária, Lindberg citou a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como elemento de justiça tributária, por incidir de forma mais acentuada sobre os ricos do que sobre os pobres. Ele defendeu a possibilidade de uma elevação substancial das alíquotas do tributo, conjugada com mecanismos compensatórios de outros impostos.

O novo senador destacou que lutará em favor de projetos voltados para o desenvolvimento do Distrito Federal, sobretudo da região do Entorno, e dos pleitos de interesse de sua comunidade. Além disso, irá defender proposições que beneficiem os pequenos empresários, lembrando que são eles que propiciam maior oferta de emprego. Lindberg assegurou ainda que será um inamovível guardião do Senado e de tudo que ele representa na vida nacional. "À honra de ser recebido como membro, corresponderei com lisura e honestidade, valores que sempre cultivei e que considero acima das divergências de cunho político, naturalmente presentes na vida parlamentar", concluiu Lindberg.

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Finanças debate sobre a Ford com senador do Distrito Federal

Comissão debate hoje sobre a Ford com senador do Distrito Federal

SENADO EMPOSSA NOVO CONSULTOR-GERAL LEGISLATIVO

Distrito Federal assina Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Toma posse novo senador pelo Ceará

TOMA POSSE O NOVO SENADOR PELO MATO-GROSSO