Comissão debate hoje sobre a Ford com senador do Distrito Federal
A Comissão de Finanças e Planejamento ouve, a partir das 10h desta quinta-feira, dia 1º de novembro, o pronunciamento do senador Lindberg Cury (PFL/DF) e de outros representantes da Associação Brasileira dos ex-distribuidores Ford - Abefif sobre a atuação da multinacional no Brasil.
Cury recordou que "a montadora, pioneira no mercado automobilístico nacional, instalada no país desde 1919 e, por mais de meio século líder absoluto na preferência do público consumidor, negligenciou sua atuação e perdeu espaço, detendo hoje 3,93% da participação no mercado de uma fatia que outrora fora generosa".
A crise no setor automobilístico foi assinalada pela presidente da Comissão deputada Cecilia Hypolito (PT). "Ao mesmo tempo em que inaugura uma nova montadora na Bahia, a Ford demite e concede férias coletivas em São Paulo", criticou. Segundo a deputada petista, a crise na indústria automobilística já se refletiu no setor de autopeças, que começou a ajustar seu ritmo de produção, recorrendo às antecipações de férias.
Recordando as décadas de 50 e 60, Cecilia disse que estes períodos ficaram caracterizados pelo desenvolvimento da indústria automobilística, tendo como carro-chefe a indústria de autopeças e o setor metalúrgico. "Hoje, no entanto, a realidade é outra. Desenvolvimento não tem mais a ver com montadoras, mas sim com indústrias de tecnologia para a área de informática e de telecomunicações", explicou.
11/01/2001
Artigos Relacionados
Comissão de Finanças debate sobre a Ford com senador do Distrito Federal
Senado empossa novo senador pelo Distrito Federal
Para Cristovam, o Distrito Federal é hoje 'um mar de lama'
CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno
CAE debate situação das terras públicas no Distrito Federal
Cristovam: comissão deverá tratar da violência no Distrito Federal