Senado encaminha voto de solidariedade à nigeriana condenada à morte



O Senado encaminhará voto de solidariedade para a causa da comutação da pena da nigeriana Amina Lawal, condenada à morte por apedrejamento pelo Tribunal Islâmico de Funtua, na Nigéria, em virtude de ter dado à luz uma criança fora do casamento. Autor do requerimento sugerindo a manifestação da Casa, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que o Brasil, através de seus poderes constituídos, não pode ficar indiferente a esta violação dos direitos humanos.

- Apesar de ocorrer do outro lado do oceano, a pena de apedrejamento vai de encontro aos preceitos defendidos pelo Brasil em suas relações internacionais e horroriza a todos os brasileiros. Entendo que o Senado não pode deixar de manifestar-se e apresentar solidariedade à causa de Amina Lawal, pois semelhante agressão contra a vida de um ser humano é uma afronta a toda a humanidade - afirmou Saturnino.

Louvor

Também foi aprovado o envio de voto de louvor pela canonização de madre Maria de Mattias, fundadora da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. Segundo o autor do requerimento, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), madre Maria de Mattias foi responsável por várias obras educacionais e beneficentes no estado do Amazonas. Beatificada por Pio IX 30 anos após sua morte, ocorrida em agosto de 1866, a religiosa italiana foi canonizada recentemente pelo papa João Paulo II. O voto de louvor será enviado à ordem fundada pela madre e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Congresso

De acordo com outro requerimento aprovado, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o Senado designará uma comissão para o 13º Congresso Mundial de Criminologia, que ocorrerá entre os dias 10 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Garibaldi explicou que o objetivo de sua proposição é permitir aos senadores trocar informações com os especialistas de vários países que participarão do evento.



26/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores apelam por nigeriana condenada à morte por apedrejamento

Senado encaminha voto de pesar pela morte de Castro Vieira

Maciel encaminha voto de pesar pela morte de esposa de ex-senador

Suplicy saúda absolvição da nigeriana que seria apedrejada até à morte

Arthur Virgílio apresenta voto de aplauso por absolvição de nigeriana

Senado encaminha voto de aplauso ao jornal "O Globo"