Senado entrega equipamentos médicos para uso na rede pública do DF



Cerca de 300 equipamentos hospitalares que eram utilizados no Serviço Médico do Senado foram doados nesta quinta-feira (9) à rede pública do Distrito Federal (GDF). O ato faz parte das Metas de 100 Dias aprovadas pela Comissão Diretora e se insere nas medidas adotadas pela Casa para conter despesas e acabar com redundâncias administrativas. Na busca pela racionalização dos recursos, o Senado já havia cedido 19 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

- A doação dos equipamentos completa o fim de um privilégio indefensável que era o serviço médico gratuito do Senado mesmo o Senado contando com um plano de saúde para os servidores. Esse atendimento caracteriza  um privilégio para os servidores e para os senadores. Com essa medida, ganhamos todos: o Senado, que cumpre sua missão, e a população - disse Renan.

Os bens doados pelo Senado incluem aparelhos desfibriladores, eletrocardiográficos, de raios X, odontológicos e de ultrassom para fisioterapia, macas, cadeiras de rodas e balança eletrônica.

Durante a solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o governador Agnelo Queiroz assinaram um termo de doação. A assinatura do termo foi realizada na garagem da Secretaria de Assistência Médica e Social (Sams). Também esteve presente o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

Segundo Renan, o ato representa não apenas a eliminação de um privilégio, como também manifesta o caráter social que é uma preocupação do Senado.

- É, sobretudo uma oportunidade para que a gente possa cuidar mais da população - assinalou  o presidente.

Segundo Agnelo Queiroz, a cessão dos aparelhos vai beneficiar não apenas os habitantes do Distrito Federal, como também a população das cidades do entorno da capital. Conforme dados da Secretaria de Saúde, cerca de 50% das pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde no DF vem de outros estados.

- É um gesto maravilhoso. Os equipamentos que estavam sendo utilizados por público restrito serão utilizados pela população que mais precisa. Vai melhorar muito a qualidade da nossa assistência – agradeceu o governador.

Os equipamentos foram cedidos por meio do Ato da Comissão Diretora nº 11, de 2013, que admite a doação de bens móveis que integram o patrimônio do Senado para fins de utilidade social. A íntegra do texto está publicada na edição desta quarta-feira (8) do Boletim Administrativo do Senado Federal. O material recolhido pela Secretaria de Saúde será distribuído entre as unidades da rede pública do Distrito Federal.

Economia

A extinção do atendimento ambulatorial do Serviço Médico do Senado responderá por R$ 6 milhões dos R$ 303 milhões que a Casa pretende economizar em dois anos. O serviço foi considerado desnecessário porque o Senado já oferece plano de saúde a senadores e servidores.

Parte dos servidores da área médica foi incorporada aos serviços de emergência e perícia; outros profissionais foram cedidos ao governo do Distrito Federal. Em troca, o Senado recebeu profissionais de áreas em que tem carência de mão de obra: informática, gestão de políticas públicas e manutenção predial.

Também participaram da solenidade o 1º secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e a diretora-geral, Doris Peixoto, além de servidores.

Relação de Bens doados pelo Senado:

ANEXO - Relação de Bens 1

ANEXO - Relação de Bens 2

ANEXO - Relação de Bens 3

ANEXO - Relação de Bens 4

ANEXO - Relação de Bens 5



09/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova permissão para médicos militares atuarem na rede pública de saúde

Renan Calheiros anuncia doação de equipamentos hospitalares à rede pública

Professores e médicos da rede pública ganham facilidades para pagar dívida com o FIES

Governo entrega quase 5 milhões de kits escolares para alunos da rede pública

Governo do Estado entrega quase 5 milhões de kits escolares para alunos da rede pública

Médicos e Professores poderão abater dívida do Fies com trabalho na rede pública