Senado exibe filme sobre o Timor



Será exibido na próxima quarta-feira (15), às 19h, no auditório Petrônio Portella, o documentário Timor Lorosae - O massacre que o mundo não viu, com direção de Lucélia Santos. O evento é uma promoção do gabinete da senadora Marina Silva (PT-AC) e da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado.

Após a exibição do filme, haverá um debate sobre a produção do documentário e sobre as condições sociopolíticas no Timor Leste, com a participação da senadora Marina Silva, do deputado federal Fernando Gabeira (PT-RJ), da diretora do filme, Lucélia Santos, do diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Vagner Caldeira, do representante do Centro de Comunicação Social do Exército, coronel João Beraldo, do presidente do Comitê Brasiliense de Solidariedade Brasil-Timor Leste, jornalista Beto Almeida, e da jornalista Rosaly Forganis.

O texto da sinopse divulgada pelos organizadores do evento é o seguinte: "três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa, em 1975, o Timor Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos mais cruéis massacres do século XX. Um terço da população foi assassinado durante sua luta pela independência. Após o povo timorense ter finalmente confirmado sua soberania num plebiscito supervisionado pela ONU em 1999, as tropas indonésias deixaram sua última marca: queimaram 90% do país".



10/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado exibe filme de promove debate sobre Timor Leste

Senado exibe filme e promove debate sobre ética na política

Senado exibe filme sobre morte de milhões de camponeses ucranianos pela fome

Senado exibe filme "Outras Estórias", de Pedro Bial

Cultura: Memorial exibe filme sobre a cidade de São Paulo

Cine Observatório da USP exibe filme “O Dia em que a Terra Parou”