Senado expõe documentos históricos na Feira do Livro de Porto Alegre
Nas eleições realizadas no dia 2 de dezembro de 1945 o candidato Getúlio Dornelles Vargas, disputando pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi eleito com 11.236 votos para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, representando o Rio Grande do Sul. O diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral gaúcho atestando a eleição de Getúlio como deputado é um dos documentos históricos que o Senado está expondo em seu estande instalado na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, que se realiza na capital gaúcha até o próximo dia 12 de novembro.
Também integram a exposição a resolução da Assembléia Geral Legislativa, de 1855, estabelecendo as divisas entre as províncias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e a resolução do Conselho Geral da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, assinada em 1832, criando a iluminação na cidade de Porto Alegre. Outro documento relacionado à história do Rio Grande do Sul é o ofício de Ângelo Moniz da Silva Ferras, datado de 1866, enviando ao Senado informações sobre a invasão da província de São Pedro do Rio Grande do Sul por forças paraguaias.
A exposição de documentos históricos inclui ainda o termo de posse assinado por Jânio Quadros quando ele assumiu a Presidência da República, em 31 de janeiro de 1961, e sua carta-renúncia, datada de 25 de agosto de 1961. Também está exposta no estande do Senado a Lei Áurea, documento assinado em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel, abolindo a escravidão no Brasil.27/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Documentos históricos atraem atenção na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre
Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul
Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre
SENADO PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Senado participa da Feira do Livro de Porto Alegre
SENADO FEDERAL PARTICIPA DA 45ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE