Documentos históricos atraem atenção na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre
"Essa exposição é tri", comentou o estudante Uchaier Costa Rodrigues, 15 anos, ao conhecer a área do estande do Senado destinada à exibição de documentos históricos. "É tri-bala", emendou Michael Ferreira Estigarribia, 13, colega de Uchaier na turma de 6ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Minuano. Ambos moradores do bairro Esmeralda, eles visitaram, na tarde desta quinta-feira (11), a 50ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Uchaier e Michael procuraram o estande do Senado em busca de algumas respostas para um trabalho passado pelo professor de Português da escola. Depois de recolher as informações necessárias para o preenchimento do questionário, eles conheceram as diversas atrações do estande. A exposição de documentos que integram a história do Brasil e do Rio Grande do Sul foi a preferida.
O diploma de Getúlio Vargas quando assumiu uma cadeira de deputado federal pelo Rio Grande do Sul é um destes documentos. Também faz parte da mostra a resolução da Assembléia Geral Legislativa que definiu os rios Mampituba, Pelotas e Uruguai como divisas entre as então províncias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O documento é de 1855.
A Lei Áurea é outro documento importante que integra a mostra do Senado. A Abolição foi fruto de um importante movimento social e político ocorrido entre 1870 e 1888. O Senado está mostrando também em Porto Alegre documentos como o termo de posse e o diploma de eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as cartas de renúncia dos presidentes Fernando Collor de Melo e Jânio Quadros.
11/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado expõe documentos históricos na Feira do Livro de Porto Alegre
Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre
Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira
FNDE participa da Feira do Livro de Porto Alegre
Senadores participam da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre
Paim lança livro em feira de Porto Alegre