Senado expõe obras de Antônio Poteiro



A obra de Antônio Poteiro, que fabricava cerâmica utilitária (de onde veio o nome 'Poteiro') e começou a pintar por sugestão do também artista plástico Siron Franco, será mostrada entre os 21 a 25 no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado.

Para o crítico e historiador de arte Frederico Morais, Poteiro é um gênio e sua arte tem como característica a movimentação constante. A página do artista na internet reproduz crítica de Frederico Morais publicada na imprensa: "Antônio Poteiro cria histórias no barro, cria narrativas circulares. Suas narrativas circundam a superfície do vaso, dão a volta, é como se não tivessem um ponto de partida ou chegada. São histórias de homens, animais e santos, histórias que ele recolhe na rua, na Bíblia, nos seus sonhos".

Essa "movimentação incessante", conforme o crítico, está presente até mesmo na escolha dos temas da pintura de Poteiro: "cirandas, cavalhadas, carnaval, futebol, fogaréus, reisados. O mundo não pára, circula sempre".

Frederico Morais ressalta ainda que esse mundo construído por Poteiro em seus quadros e cerâmicas "é rigorosamente lógico, a começar por sua simetria. Nele temos o céu e a terra, o alto e o baixo, a esquerda e a direita, o dentro e o fora, Deus e o diabo, o bem e o mal, o leve e o pesado. São vários níveis, planos, andares".

Nascido em Santa Cristina da Pousa (Portugal) em 1925, Antônio Batista de Souza radicou-se em Goiânia, depois de ter vivido em São Paulo e em Minas Gerais.Autodidata, expõe desde 1967, tendo participado de várias mostras, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas obras estão também em exposições permanentes em diversos museus brasileiros e no Museu Municipal de Óbidos, em Portugal.

Poteiro recebeu diversos prêmios, entre os quais o Prêmio Funarte, em 1977, como o melhor artista do Planalto Central, o Grande Prêmio Prefeitura de Belo Horizonte no XIV Salão Nacional de Arte do Museu de Arte Pampulha, em 1982, e o Prêmio Associação Paulista de Críticas de Arte, em 1984, na categoria Esculturas.

A iniciativa da mostra é da Comissão de Artes Plásticas do Senado.



18/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALBINO BOAVENTURA DESTACA HOMENAGEM DE ANTONIO POTEIRO

Perillo lamenta morte de artista plástico Antônio Poteiro

Biblioteca do Senado expõe obras raras

Artista expõe no Senado obras feitas com carimbos

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO