Senado Federal lembra o Dia Mundial da Síndrome de Down
Na próxima quarta-feira (21), o Senado Federal será palco do lançamento da campanha "Aprendendo com as Diferenças", para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março), instituído pela associação Down Syndrome International (DSI), com sede em Cingapura. A solenidade de lançamento da campanha será às 19h, no Salão Nobre do Senado Federal.
Antes, às 14h30, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promovem audiência pública conjunta para a discussão da importância da mídia na inclusão social de deficientes. O autor do requerimento é o senador Flávio Arns (PT-PR). Ambos os eventos contam com o apoio da Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência e do Cerimonial da Presidência do Senado.
Flávio Arns afirma, na justificativa do projeto, que estímulos e apoio proporcionam aos portadores da síndrome a superação de barreiras sociais, fazendo com que elas interajam como "protagonistas na sociedade, na escola, no trabalho, nos esportes e nas artes". O senador também elogiou a telenovela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, por evidenciar o tema perante a sociedade brasileira. O destaque da novela, Clarinha (a atriz Joana Mocarzel), é a primeira portadora da síndrome a ser protagonista de uma novela brasileira.
Participarão do lançamento da campanha, além de Joana Mocarzel e seu pai Evaldo Mocarzel, outros atores e atrizes da novela: Marcos Caruso (o avô de Clarinha), Pérola Farias e Rafael Almeida (o casal adolescente), Guilherme Bhering, Ana Lúcia Farias, Thalita Carauta e Letícia Santos. Também participarão dos eventos a presidente da Sociedade Síndrome de Down, Helena Werneck, e o presidente da Sociedade Brasiliense de Pediatria, doutor Dennis Burns, entre outros especialistas.
Após o lançamento da campanha ocorre a inauguração da exposição Diversidade, da fotógrafa Renata Podolsky, com a presença dos artistas e participantes da audiência. A mostra consiste em 12 painéis de 1,6 x 2 metros, com modelos portadores de deficiência física ou mental.
Definida como um acidente genético, a síndrome de down é causada por um erro na divisão das células na formação fetal. A data foi escolhida pela DSI em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), presentes nos portadores da deficiência. A data foi mundialmente celebrada pela primeira vez no ano passado, e será comemorada em 2007 em Cingapura, Brasil, Reino Unido, França, Israel, Malásia, Polônia, Omã, Suécia e Nepal.
No dia 14 de março, o senador José Maranhão (PMDB-PB) discursou em Plenário para parabenizar a TV Globo pela exibição da telenovela Páginas da Vida, encerrada no início deste mês. Na avaliação do parlamentar, a obra televisiva, além de abordar de forma inovadora e adequada vários problemas comuns à sociedade brasileira, como o alcoolismo e o preconceito contra portadores de síndrome de down, teve papel relevante no resgate de importantes valores familiares. Em aparte ao discurso do colega, o senador Flávio Arns informou sobre a apresentação de voto de aplauso à telenovela pela Comissão de Educação (CE).
16/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jogador Romário participará no Senado da celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down
Paim lembra Dia Internacional da Síndrome de Down
Rádio Senado lembra o Dia Mundial do Combate ao Fumo
ONU aprova resolução que cria o Dia Mundial da Síndrome de Down
No Dia Mundial da Síndrome de Down, Renan conclama sociedade a se engajar na luta contra a discriminação
Sibá defende presença do Senado Federal no 5º Fórum Mundial da Água