Jogador Romário participará no Senado da celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down
Com a presença do jogador Romário (Vasco da Gama), na quarta-feira (21) o Senado Federal será palco do lançamento da campanha "Aprendendo com as Diferenças", para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março), instituído pela associação Down Syndrome International (DSI), com sede em Cingapura. A solenidade de lançamento da campanha será às 14h30, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) - sala 02 da Ala Senador Nilo Coelho.
Logo depois do lançamento da campanha, a CDH e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promovem audiência pública conjunta para a discussão da importância da mídia na inclusão social de pessoas com deficiência. Ambos os eventos, requeridos pelo senador Flávio Arns (PT-PR), contam com o apoio da Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência, do Cerimonial da Presidência do Senado e do Instituto Meta Social.
Às 15h30, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e outros senadores receberão a visita do jogador Romário (do Vasco da Gama) - acompanhado da sua esposa Isabella Bittencourt e da filha, Ivy Faria, que tem a síndrome - e também de diversos artistas. O encontro será na sala de audiências da Presidência do Senado Federal. De lá, o grupo seguirá para a sala da CDH, onde ocorrerá a audiência pública.
Às 19h, no Salão Nobre do Senado, ocorrerá o coquetel de comemoração pela campanha. Também será inaugurada a exposição Diversidade, da fotógrafa Renata Podolsky. A mostra consiste em 12 painéis de 1,6 x 2 metros, com modelos portadores de deficiência física ou mental.
Participarão ainda dos eventos as atrizes Joana Mocarzel (a Clarinha da novela Páginas da Vida), Letícia Santos (que interpreta a mãe da Clarinha), Thalita Carauta, Pérola Farias e Ana Lúcia Farias. E os atores Marcos Caruso (avô da Clarinha), Rafael Almeida, Guilherme Berenger e Marcos Frota, e o diretor da Rede Globo de Televisão, Fernando Sardinha. Também comparecerão ao evento a presidente do Instituto MetaSocial, Helena Werneck, e o presidente da Sociedade Brasiliense de Pediatria, doutor Dennis Burns.
Destaque da novela Páginas da Vida, Clarinha (a atriz Joana Mocarzel), é a primeira portadora da síndrome a ser protagonista de uma novela brasileira.
Definida como um acidente genético, a síndrome de Down é causada por um erro na divisão das células na formação fetal. A data foi escolhida pela DSI em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3), presentes nos portadores da deficiência. Ela foi mundialmente celebrada pela primeira vez no ano passado, e será comemorada em 2007 em Cingapura, Brasil, Reino Unido, França, Israel, Malásia, Polônia, Omã, Suécia e Nepal.19/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado Federal lembra o Dia Mundial da Síndrome de Down
Paulo Paim registra celebração do Dia Mundial do Autismo
Emílio Ribas solta 4 mil balões em celebração ao Dia Mundial Contra a Aids
ONU aprova resolução que cria o Dia Mundial da Síndrome de Down
Integração Nacional participará do Fórum Mundial da Água na França
Brasil participará de Fórum mundial sobre estratégias para agricultura