Senado homenageia a mulher
O Senado realizou nesta quarta-feira (13) sessão solene para entregar o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a cinco personalidades femininas por seu trabalho em favor dos direitos da mulher: a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); Maria Berenice Dias, desembargadora do Rio Grande do Sul; Maria Isabel Lopes, secretária municipal de Fortaleza; Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, socióloga e professora de São Paulo; Herilda Balduíno de Souza, advogada do Distrito Federal.
As homenageadas receberam seu diploma e um buquê de flores das mãos do presidente do Senado, Ramez Tebet. A sessão foi interrompida por cinco minutos para cumprimentos de uma platéia formada de poucos homens e muitas personalidades femininas, inclusive senadoras e deputadas. "Apesar de serem a maioria do eleitorado - 55% dos 102 milhões nas eleições do ano 2000 -, no Congresso as mulheres detêm apenas 7% das cadeiras", disse a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) ao discursar na homenagem.
Segundo Emilia, o Diploma Mulher-Cidadã foi criado para reconhecer a luta das mulheres na defesa de seus direitos e a escolha do nome de Bertha Lutz se deveu à sua vida de pioneira nessa batalha, começando com a luta pelo direito de voto que a mulher obteve em 1932. "Estamos comemorando 70 anos dessa conquista", disse.
A senadora pelo Rio Grande do Sul lembrou que Bertha era filha do cientista Adolfo Lutz, tendo sido uma das primeiras mulheres eleitas para o mandato de deputada federal no Brasil, em 1936. Toda a sua vida de bióloga, professora e política foi dedicada às muitas batalhas pela afirmação do papel da mulher brasileira no plano econômico, político e social.
Este é o primeiro ano da outorga do Diploma, uma iniciativa da senadora Emilia Fernandes. Dezenas de entidades da sociedade civil apresentaram candidaturas que foram selecionadas por um conselho formado por sete senadores. Emilia fez questão de anunciar que o conselho já está recebendo indicações para a cinco premiações do ano de 2003.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO HOMENAGEIA DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Valadares homenageia a mulher
CAE homenageia Dia Internacional da Mulher
SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA A MULHER
ACM HOMENAGEIA A MULHER: NINGUÉM EXISTE SEM ELA
Sessão Solene homenageia a Mulher