Senado homenageia defensores dos direitos humanos
A sessão especial para a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara teve início no Plenário. A condecoração é entregue anualmente a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.
Desta vez, serão homenageados o psicólogo e mestre em Educação Claudio Luciano Dusik; o juiz de Direito Márlon Jacinto Reis; o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Martins Gonçalles; a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), e o arcebispo de Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido. O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, que morreu em 2011, também será homenageado.
Presidida pelo senador Paulo Paim (PT-SP), a sessão está sendo transmitida pela TV Senado.
A comenda
A Comenda foi criada por meio da Resolução 14/2010 e leva o nome do ex-arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara, conhecido pela sua defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
Podem indicar candidatos entidades com atuação nacional, senadores e deputados. A escolha é feita por um conselho, composto por representantes de cada um dos partidos com assento no Senado Federal.
Mais informações a seguir
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim homenageia defensores da cidadania e dos direitos humanos
Publicação traz relatos de defensores de direitos humanos
CCDH premia defensores e promotores dos direitos humanos
CCDH premia defensores e promotores dos direitos humanos
Força Nacional começa a proteger defensores de direitos humanos
Policiais concluem curso de proteção a defensores dos direitos humanos