Senado homenageia Dia do Índio
Por requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP), o Senado homenageou nesta terça-feira (22) o Dia do Índio, transcorrido no dia 19 último. Estiveram presentes à homenagem o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Eduardo Aguiar de Almeida, e simpatizantes da causa indígena no Brasil.
Para Capiberibe, o Brasil tem obrigação de reparar o genocídio perpetrado contra as nações indígenas nesses 503 anos de história do país. E o primeiro passo para a redenção do papel do índio na formação histórica e cultural do Brasil precisa se dar na escola, onde se devem ministrar conhecimentos exatos às crianças, para que elas possam aquilatar a real importância da contribuição do indígena para o Brasil, acrescentou.
O índio, de acordo com o senador, tem o direito de gerir seu próprio espaço, de viver de acordo com seus costumes, com garantias de participação e direitos iguais perante a Constituição brasileira. -Trata-se de um longo caminho a trilhar-, reconheceu.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) reivindicou do governo Luiz Inácio Lula da Silva a indicação de um índio para presidir a Funai. Segundo ele, não há motivos para que o presidente da instituição não seja um índio, uma vez que existem muitos indígenas com curso superior e conhecimentos variados para exercer a função com muito mais domínio da problemática indígena do que qualquer branco, mesmo especialista na questão.
22/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR ANDRADE HOMENAGEIA ÍNDIO PELO SEU DIA
Paulo Duque homenageia ex-vereador e deputado estadual Índio do Brasil
Senado comemora o Dia do Índio
Senado homenageará o Dia do Índio na próxima terça-feira
Especial sobre índio karajá é destaque da TV Senado
Senado vai encaminhar voto de pesar pela morte de mulher de índio macuxi