Senado homenageia Mário Covas
Duas vezes governador de São Paulo, senador, deputado federal e constituinte, Mário Covas, falecido em 6 de março do ano passado, vítima de câncer, será reverenciado nesta terça-feira (5), às 11h, em sessão especial do Senado solicitada pelos senadores Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Maguito Vilela (PMDB-GO), Jefferson Péres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS).
Covas será homenageado por oradores indicados pelas lideranças partidárias. Estão inscritos para falar Pedro Simon, José Serra (PSDB-SP), Artur da Távola (PSDB-RJ), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Péres, Arlindo Porto (PTB-MG) e Romeu Tuma (PFL-SP).
Mário Covas destacou-se como parlamentar, ainda nos anos 60, e foi um dos jovens fundadores do Movimento Democrático Brasileiro, que deu origem ao PMDB. Durante o regime militar, aos 37 anos, Covas liderou a bancada da oposição, e tendo ao seu lado políticos como Tancredo Neves, Franco Montoro e Ulysses Guimarães, lutou pela redemocratização do país.
Em 1969 Mário Covas, dono de um discurso contundente, teve seu mandato de deputado federal cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos. Voltou à vida pública com a reabertura política e a anistia. Em 1989 foi candidato a presidente da República.
Covas foi eleito governador de São Paulo em 1994 e reeleito com 9,8 milhões de votos em 1998. Lutou contra o câncer por dois anos, e emocionou o país, ao cumprir, até o fim, sua agenda à frente do governo do estado.
04/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Mário Covas
Senado homenageia Mário Covas
Hartung homenageia governador Mário Covas
Flexa Ribeiro homenageia Mario Covas
Missa na Catedral de Brasília homenageia Mário Covas
Tuma homenageia Mário Covas e lembra o primeiro mês de sua morte