Senado homenageia memória de Hélio Gracie



A memória de Hélio Gracie, responsável pela difusão do jiu-jitsu no Brasil, foi lembrada nesta terça-feira (17) pelo Senado em sessão especial. Gracie, idealizador do estilo conhecido como brazilian jiu-jitsu, morreu em janeiro deste ano, aos 95 anos de idade.

O senador Mão Santa (PSC-PI), que presidiu parte da sessão, observou que Hélio Gracie foi o responsável pelo aprimoramento de uma técnica de solo denominada alavanca, que proporciona mais força ao lutador e dá ao esportista condição de vencer adversários mais fortes e mais pesados. Atualmente, a técnica é usada pelos praticantes do jiu-jitsu.

Autor do requerimento que resultou na homenagem, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que pratica o jiu-jitsu, lembrou que esta modalidade de arte marcial é reconhecida e admirada em todo planeta.

Para ele, além de o jiu-jitsu ser um espetáculo do entretenimento, que atrai milhões de espectadores nos canais pay-per-view, com destaque para o canal Combate, a modalidade esportiva faz parte de uma grande indústria, gerando emprego e renda.

- Devo muito ao jiu-jitsu. É uma das razões de minha vida - disse emocionado Arthur Virgílio.

Virgílio pediu ainda ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que inclua o jiu-jitsu nas Olimpíadas de 2016, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, como esporte convidado.

Também ocupou a tribuna o senador Magno Malta (PR-ES) que defendeu o fortalecimento da prática de esportes nas escolas brasileiras, incluindo as lutas, a exemplo do jiu-jitsu. Ele também pediu ao governo federal que patrocine lutadores brasileiros, incluindo os de boxe - luta que pratica - com o objetivo de alavancar as modalidades no país.

Outro senador a ocupar a tribuna para homenagear Hélio Gracie foi Marcelo Crivella (PRB-RJ). Para ele, Gracie "é um símbolo do esporte brasileiro". Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou que Hélio, ao lado do irmão Carlos, foi o criador do jiu-jitsu moderno, enquanto o senador Jefferson Praia (PDT-AM) salientou que as artes marciais ensinam as pessoas a se prepararem para a vida.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) defendeu a criação de um programa federal para que a população, especialmente a mais pobre, tenha acesso à prática de esportes. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que Gracie "foi um cidadão e um desportista exemplar".

A sessão especial contou com a presença de Rickson Gracie, filho de Hélio Gracie, que prometeu lutar para que o jiu-jitsu seja disseminado pelo país.



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia Hélio Gracie, criador do jiu-jitsu brasileiro

Senado homenageia memória de ACM

Senado homenageia a memória de Jefferson Péres

SENADO HOMENAGEIA MEMÓRIA DE PETRÔNIO PORTELLA

SENADO HOMENAGEIA MEMÓRIA DO EX-SENADOR PETRÔNIO PORTELLA

SENADO HOMENAGEIA A MEMÓRIA DO EX-PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS