Senado homenageia a memória de Jefferson Péres



Na abertura da sessão desta terça-feira (26), o Senado Federal prestou homenagem à memória do senador Jefferson Péres, pelo primeiro aniversário de sua morte, ocorrida no dia 23 de maio de 2008. O requerimento da sessão teve como signatário inicial seu suplente, o senador Jefferson Praia (PDT-AM), que destacou a trajetória política de Jefferson Péres. Praia disse que Péres foi "o símbolo maior da ética na vida pública".

VEJA MAIS

Em breve resumo da carreira política de Jefferson Péres, o senador Jefferson Praia lembrou que o homenageado era advogado por formação e exercia o magistério superior como forma de disseminar conhecimento e valores.

- Ele sabia da importância da participação cívica como essencial à defesa da soberania da pátria e à construção de uma sociedade menos desigual, mais igualitária".

Praia destacou que, desde jovem, Jefferson Péres teve ativa participação nos movimentos populares. Nos anos 50, estava junto com os que defendiam a bandeira: "O petróleo é nosso". Na maturidade, sua voz foi ouvida em meio ao clamor nacional pelo fim do regime autoritário. E em 1988 disputou a sua primeira eleição, no contexto da promulgação da "Constituição Cidadã".

- Enfatizo, neste momento, a clarividência intelectual e o espírito público desse homem extraordinário recorrendo a três textos de sua autoria.

Jefferson Praia destacou primeiramente o preâmbulo explicativo à proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada por Jefferson Péres, no ano 2000, propondo a criação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia. Praia leu os pressupostos éticos que embasavam a medida:

"O ecossistema amazônico tem grande importância para o mundo, em razão da sua rica biodiversidade e da função que desempenha na purificação da atmosfera, com efeito planetário. A preservação desse ecossistema impõe restrições à exploração dos seus recursos naturais, o que implica uma onerosa renúncia econômica. Essas duas premissas dão às populações amazônicas o direito de exigir das comunidades extra-amazônicas, nacionais e estrangeiras, que lhes assegurem, como estímulo e compensação, investimentos a fundo perdido e abertura de mercados para seus produtos certificados".

O fundo seria criado com recursos gerados na Zona Franca de Manaus, condicionado à preservação do meio ambiente, destinado a eliminar a exclusão social no Interior.

Jefferson Praia lembrou que a PEC foi aprovada pelo Senado, mas está, há anos, parada na Câmara dos Deputados. O senador disse ter iniciado gestões junto à outra Casa para que sua tramitação seja retomada brevemente.

Outro texto de Jefferson Péres, destacado por seu suplente Jefferson Praia, é o que trata, justamente, da questão da suplência no Senado Federal. Praia ressaltou ter Peres apresentado a PEC 08/2004, determinando que o suplente apenas substituirá o titular da cadeira, sem no entanto vir a sucedê-lo.

- Apesar de ter sido beneficiado pelas disposições ora vigentes, sou totalmente favorável à mudança preconizada pelo meu saudoso amigo - disse Jefferson Praia.

O terceiro texto de Jefferson Péres, citado por Praia, refere-se a um artigo do falecido senador publicado na coluna dominical no jornal A Crítica, de Manaus.

- Ele soa como a síntese de seu ideário, um verdadeiro testamen to cívico a todos nós que detemos qualquer parcela de responsabilidade pelos destinos do nosso país - disse Jefferson Praia.

O artigo tem por título "Os doze mandamentos do (bom) governante". Os três primeiros itens sintetizam todo seu pensamento:

1 - Colocar o interesse público acima de todas as coisas. O governo não deve ser jamais um condomínio de parentes, amigos, correligionários e apaniguados.

2 - Honrar o juramento de cumprir a Constituição e as leis. O governante não está acima da lei. Ao contrário, deve ser o primeiro a cumpri-la, para dar exemplo.

3 - Não roubar e não deixar roubar. Tolerância zero com todos os atos de corrupção, grandes e pequenos, sem a mínima transigência.

O senador Jefferson Praia assinalou que os jovens políticos devem mergulhar nessas informações transmitidas por Jefferson Peres, bem como, os políticos já consagrados.

Da Redação / Agência Senado



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória do senador Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres em sessão especial

Senado presta homenagem à memória de Jefferson Péres em sessão especial