Senado homenageia o Dia do Aviador
O primeiro a falar foi o senador Romeu Tuma (PFL-SP) que, emocionado, lembrou de operações de combate ao narcotráfico e a garimpos clandestinos de que participou como Diretor da Polícia Federal com o apoio da Aeronáutica, na região Amazônica.
- Essas operações desnudavam a alma dos soldados brasileiros sob a farda da Aeronáutica, quando salvavam vidas e se solidarizavam com os garimpeiros expulsos das áreas proibidas, não por serem marginais, mas para obedecer demarcação de terras - disse Tuma.
A falta de recursos dedicados à Força Aérea Brasileira também foi um tema salientado no pronunciamento de Tuma. O problema, conforme o senador, está inviabilizando muitos dos vôos na Amazônia para atendimento do projeto Calha Norte, do projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) e para o atendimento das populações carentes.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) ressaltou, que como habitante da Região Amazônica, é testemunha do "trabalho patriótico de integração nacional da Aeronáutica". O senador Paulo Hartung (PPS-ES) defendeu a necessidade de uma Aeronáutica forte e bem equipada, não para levar adiante missões de guerra, mas para construir a paz. O senador José Coelho (PFL-PE) destacou a relevância do Correio Aéreo Nacional, qualificando a Aeronáutica como "sentinela nos céus do Brasil".
13/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma homenageia FAB no Dia do Aviador
Romeu Tuma homenageia FAB no Dia do Aviador
Senado vai celebrar Dia do Aviador
Senado realiza sessão para celebrar Dia do Aviador
Governador participa do Dia do Aviador
Parlamentares homenageiam a FAB e o Dia do Aviador