Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil
A exposição 70 Anos de Voto Feminino no Brasil foi inaugurada nesta quarta-feira (27), na Senado Galeria, localizada no corredor que dá acesso ao Anexo I. A solenidade contou com a presença dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Emilia Fernandes (PT-RS), de deputadas federais e do diretor do Senado, Agaciel da Silva. Também esteve presente a deputada estadual Sandra Rosado (PMDB-RN), da cidade de Mossoró, onde a primeira mulher da América Latina votou, em 1928.
Emilia Fernandes disse que a exposição representa uma -justa homenagem às sufragistas pioneiras-. A senadora ressaltou que cada vitória política das mulheres deve ser lembrada e que a busca por uma representatividade feminina mais ampla deve continuar. Ela observou que embora a bancada feminina no Congresso tenha aumentado nas últimas eleições, as mulheres representarão apenas 9% do total dos parlamentares no próximo ano.
A exposição, que integra as comemorações dos 111 anos do Senado na República, foi organizada pela bancada feminina do Congresso Nacional e pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Entre os objetos expostos, estão fotografias e documentos que contam a história da participação política das mulheres no Brasil.
Na abertura do evento, Suplicy acompanhou o Coral do Senado na primeira música cantada pelo grupo, Eu Sei que Vou te Amar. Em seguida à apresentação musical, foi lançado o documentário produzido pela TV Senado sobre a participação feminina na história do Senado e o papel da mulher nas esferas do poder.
27/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney abre exposição sobre 80 anos do voto feminino no Brasil
Senado abre exposição sobre 70 anos do voto feminino
Exposição sobre a história do voto feminino é transferida
Serys comemora os 78 anos do voto feminino no Brasil
Senado inaugura exposição sobre os 53 anos de Brasília
Senado comemora 70 anos do voto feminino