Sarney abre exposição sobre 80 anos do voto feminino no Brasil



VEJA MAIS

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o presidente do Senado, José Sarney, abriu nesta quinta-feira (8) a exposição “80 Anos do Voto Feminino no Brasil”. Fotos, jornais e outros documentos históricos que narram a conquista do direito de voto das brasileiras estão expostos no Espaço Senado Galeria e podem ser visitados diariamente até 8 de abril.

José Sarney observou que a exposição mostra a ascensão feminina ao universo da política. Ele ressaltou que, desde sua chegada ao Congresso Nacional, há 50 anos, a mulher se faz presente em funções importantes do Senado, o que se tornou uma tradição na Casa.

– Aqui sempre foi uma tradição no Senado. Desde que aqui cheguei, há 50 anos, que nós temos que seguir o matriarcado. Sempre fomos governados por mulheres aqui – disse José Sarney, citando como exemplo a atuação da 1ª vice-presidente, senadora Marta Suplicy (PT-SP), da diretora-geral, Dóris Peixoto, e da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra.

Na avaliação de Marta Suplicy, o Brasil ainda possui pouca representação feminina no Congresso. Ela informou, por exemplo, que na Argentina e na Costa Rica mais de 30% das cadeiras do Parlamento são ocupadas por mulheres, enquanto que no Brasil, há cerca de 10 anos, a participação feminina é de 10%.

– Quando você mantém o mesmo número em mais de dez anos, eu diria que não é estagnação, não. É retrocesso – disse Marta Suplicy, que participou da solenidade em companhia de sua neta, Maria Luíza.

A mostra, que comemora os 80 anos do voto feminino, é organizada pela Diretoria Geral do Senado e pelas secretarias da Biblioteca, de Informação e Documentação e de Arquivo, todas coordenadas por mulheres, como destacou Dóris Peixoto.

A diretora-geral também informou que no Senado há 6.262 servidores, dos quais 2.568 são do sexo feminino, com 86 mulheres em cargos de comando. Ela ainda avaliou como “pequena” a presença de 11 senadoras em exercício em relação às 81 vagas ao Senado.

– É pouco. É preciso que mais mulheres tenham a coragem de entrar na política e tentar uma eleição – recomendou.

Iara Farias Borges



08/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado abre exposição sobre 70 anos do voto feminino

Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil

Exposição sobre a história do voto feminino é transferida

Serys comemora os 78 anos do voto feminino no Brasil

Rosalba lembra os 80 anos do primeiro voto feminino no Brasil

ACM ABRE EXPOSIÇÃO DA BAHIA SOBRE 500 ANOS DO BRASIL