Senado inaugura mostra fotográfica "Imagens da Inclusão"
A mostra fotográfica Imagens da Inclusão foi inaugurada no final da tarde desta quarta-feira (7) no Salão Nobre do Senado, pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros,e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Márcio Cipriano, cujo apoio possibilitou a realização da mostra. A abertura foi feita com a exibição de um vídeo em que pessoas famosas e anônimas portadoras de alguma deficiência falaram sobre a importância da inclusão social desse contingente populacional que abrange cerca de 25 milhões de brasileiros.
O presidente da Febraban foi o primeiro a discursar e salientou que a entidade procurou transcender os limites do atendimento bancário e treinou e capacitou cerca de mil pessoas para atuar em prol da inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. Desse treinamento resultou a contratação de 627 portadores de deficiência pela entidade, a produção de uma cartilha sobre "as necessidades especiais de clientes especiais", além de um manual de arquitetura com indicações das adaptações necessárias em prédios e mobiliário para garantir a acessibilidade a trabalhadores portadores de deficiência.
Na seqüência, acrescentou Cipriano, entre outros projetos relativos ao tema, a Febraban financiou uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico e a localização física das pessoas portadoras de deficiência no Brasil para facilitar que governo, iniciativa privada e a sociedade civil venham a empreender ações promotoras da inclusão social desse segmento.
Em seguida, falou o presidente do Senado, Renan Calheiros, que destacou a importância de a sociedade substituir o preconceito pelo respeito aos portadores de deficiência, de forma que estes possam exercer seu direito à cidadania e à dignidade. Agradeceu o apoio de sua esposa, Verônica Calheiros, para a realização do Programa de Valorização da Pessoa com Deficiência promovido pelo Senado. Renan classificou a exposição fotográfica de "belíssima mostra". Em seus 18 painéis, é possível visualizar imagens que "valem mais que mil palavras", mote da campanha de inclusão, em situações de superação dos diversos tipos de deficiência - física, auditiva, visual, mental e motora.
Participaram da solenidade como convidados especiais o casal dono da consultoria i-Social, Andréa e Jaques Schwarz, que têm realizado trabalho de consultoria empresarial na área de qualidade de vida e acessibilidade, com vistas a possibilitar maior conscientização sobre as necessidades específicas desse segmento social.
Compareceram à cerimônia os senadores José Sarney (PMDB-AP); Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência; Flávio Arns (PT-PR), integrante da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), 1º secretário da Mesa, e os senadores Edison Lobão (PFL-MA); Marco Maciel (PFL-PE); Luiz Otávio (PMDB-PA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Ao final da cerimônia, Verônica, representando o presidente do Senado, inaugurou a mostra, juntamente com Andréa e Jaques Schwarz. Na ocasião, foi inaugurado ainda um elevador no Salão Negro do Congresso, especialmente adaptado para receber "cadeirantes", com sinalização em braile.
07/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mostra Imagens da Inclusão pode ser vista no Salão Nobre a partir desta quarta-feira
Senado recebe mostra fotográfica sobre riquezas da biodiversidade
Senado inaugura exposição com imagens marcantes de 2011
MIS inaugura série fotográfica
Programa da TV Senado mostra ação do esporte na inclusão social
Mostra fotográfica que digitaliza o corpo vai até domingo