Senado irá homenagear os 70 anos da UNE
O Senado Federal prestará uma homenagem, nesta quarta-feira, (4), às 14h, à União Nacional dos Estudantes (UNE), que em agosto completa 70 anos. A sessão foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PcdoB-CE).
A UNE foi fundada em 13 de agosto de 1937 com o objetivo de ser a entidade máxima de representação dos estudantes de ensino superior. Em suas sete décadas de existência, a entidade participou dos grandes eventos da história do país, defendendo a ruptura do Brasil com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em 1940 e participando do movimento que defendia a posse de João Goulart, em 1961.
A sessão plenária também irá homenagear o Centro Popular de Cultura, inspirado no Movimento de Cultura Popular de Miguel Arraes, que tinha como objetivo difundir a cultura popular e a arte regional. O centro, inaugurado no Rio de Janeiro, em 1961, foi fechado pelo regime militar em 1964.
Em 1964, por meio da Lei Suplicy de Lacerda, a UNE foi proibida de desenvolver atividades políticas, o que marcou o início de uma série de restrições impostas ao movimento estudantil pelo regime militar e forçou a entidade a operar na ilegalidade até o ano de 1979, quando se iniciou sua reconstrução. A UNE também participou do Movimento "Diretas Já", em 1984, que reivindicava eleição presidencial por voto direto.
Atualmente, a participação da UNE na política é marcada pela defesa de uma reforma universitária, reivindicando a concessão de mais recursos para assistência estudantil e a ampliação de vagas nas instituições públicas de ensino superior.29/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vai homenagear Igreja Presbiteriana do Brasil por seus 150 anos
Senado faz sessão especial para homenagear 40 anos da Zona Franca de Manaus
Senadores vão homenagear 50 anos da Revolta dos Posseiros
Assembléia irá homenagear os 230 anos de Porto Alegre
Ideli lembra Giuseppe Garibaldi ao homenagear 70 anos da UNE
Com 13 anos de existência, Disque Denúncia teve prêmio para homenagear policiais