Senadores vão homenagear 50 anos da Revolta dos Posseiros



Nesta terça-feira (2), às 14h, os senadores vão homenagear em Plenário o aniversário de 50 anos da chamada Revolta dos Posseiros. A homenagem, proposta por requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), acontecerá na primeira parte da sessão deliberativa.

A Revolta dos Posseiros foi um movimento rural deflagrado em outubro de 1957 no sudoeste do Paraná. A revolta eclodiu na primeira quinzena de outubro de 1957, em virtude da distribuição de terras por parte do governo para companhias colonizadoras, deixando insatisfeitos os donos legítimos das terras, mas que não possuíam escrituras.

Em 11 de outubro de 1957, a população conseguiu expulsar a Clevelândia Industrial e Territorial Ltda (Citla), a Companhia Comercial Agrícola e a Companhia Apucarana. O levante atingiu, além da cidade de Francisco Beltrão (que foi tomada pelos revoltosos), outras localidades do sudoeste paranaense.

De acordo com a justificativa de Alvaro Dias, o levante foi o principal movimento paranaense de luta pela terra e o "único de magnitude nacional que logrou êxito à época". O senador também registra que o movimento não tinha caráter religioso nem messiânico.

Alvaro Dias informa ainda que, os anais da Imprensa Nacional, o levante foi registrado e "ganhou as páginas dos grandes periódicos como a 'Revolta de 57'". O movimento, de acordo com o senador, representou um "episódio inédito de vitória de posseiros contra o avanço da concentração fundiária".



28/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Revolta dos Posseiros recebe homenagem dos senadores

Alvaro Dias relembra os 50 anos da Revolta dos Posseiros, no Paraná

Alvaro Dias destaca passagem dos 50 anos da Revolta dos Posseiros

Renan participa da homenagem à Revolta dos Posseiros

Senado presta homenagem à Revolta dos Posseiros

Paim registra os 100 anos da Revolta da Chibata