Senado lança livro que mostra lado diplomata de Rui Barbosa
Foi lançado nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado Federal, o lançamento do livro A Raiz das Coisas, Rui Barbosa: O Brasil no Mundo, do embaixador e diplomata Carlos Henrique Cardim.
- Coube a Rui Barbosa fazer a entrada do Brasil na política internacional na Conferência de Haia em 1907 - disse o diplomata. Até então, segundo Cardim, o Brasil tinha uma "atuação forte" no plano externo, porém limitada à América do Sul.
Cardim explicou que o grande mérito de Rui Barbosa na famosa conferência foi propor o princípio da igualdade das nações que seria, dali para frente, incorporado à diplomacia brasileira. Esse princípio está vinculado à igualdade de direitos, acrescentou Cardim.
Outro aspecto destacado no livro, segundo o autor, é o incentivo de Rui Barbosa a que o Brasil abandonasse sua posição de neutralidade e enviasse tropas à Europa para participar da Primeira Guerra Mundial.
Um episódio também importante da atuação de Rui Barbosa em termos de política externa foi a defesa do capitão Alfred Dreyfus, conhecido como Caso Dreyfus, acusado injustamente de traição à França. Na ocasião, segundo Cardim, Rui Barbosa se encontrava exilado em Londres, Inglaterra, e saiu em defesa de Dreyfus antes mesmo de personalidades francesas, como o escritor Émile Zola, se manifestarem.
12/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV SENADO ESTRÉIA PROGRAMA QUE MOSTRA O OUTRO LADO DE BRASÍLIA
Bienal do Livro: Senado lança em São Paulo livro sobre Carlota Joaquina
Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre
Senado lança livro sobre Dinarte Mariz na feira do livro de Mossoró
Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul
Assis Medeiros mostra o lado 'rock and roll' de Roberto Carlos