Senado lança livros na Feira de Ribeirão Preto



O Senado Federal apresentou traz duas novas edições na 4ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP), que começou nesta sexta-feira (18). A independência e o Império do Brasil foi escrito em 1877 pelo deputado da Assembléia Geral Legislativa A. J. de Melo Morais. No livro, o médico, político e historiador alagoano afirma que a sociedade deve ser regulada pelos princípios da Revolução Francesa, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Outra obra é Jornal de Timon, na qual o jornalista, político, historiador e advogado maranhense João Francisco Lisboa relata, em fascículos publicados a partir de 1852, a história das eleições na Antigüidade, na Idade Média, na Roma católica e, mais recentemente, na Inglaterra, Estados Unidos, França e Turquia para chegar aos partidos e as eleições no Maranhão. No prefácio, o presidente do Senado e também de seu Conselho Editorial, senador José Sarney, afirma que -Lisboa é, no Jornal de Timon, severo com nossos hábitos políticos e severo com os partidos-.

O Conselho Editorial do Senado tem como missão editar obras de valor histórico e cultural de importância relevante para a compreensão da história política, econômica e social do país. O conselho, assim, tenta suprir a lacuna deixada pelas editoras comerciais, que desprezam essas obras por seu baixo potencial de vendas, embora interessem muito a estudantes, pesquisadores, historiadores, advogados, diplomatas e políticos.

A quarta edição da Feira Nacional do Livro, que acontece de 18 a 27 de junho de 2004, é realizada, como nos anos anteriores, na área central de Ribeirão Preto, cidade de mais de 500 mil habitantes. São 16 mil metros quadrados no total, ocupando as praças XV de Novembro e Carlos Gomes, a Esplanada do Theatro Pedro II e outros 14 espaços culturais no seu entorno - teatros, bibliotecas, centro cultural, museu, auditórios e o Espaço Cultural Pingüim.

Além de livros e expositores, a feira conta ainda com apresentações de cinema, dança, teatro, musicais e saraus literários, assim como exposições de artes plásticas, artesanato, fotografia e outros. Organizada pela Prefeitura Municipal e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ela é considerada, pelos organizadores, uma das quatro principais feiras de livros do Brasil e uma das maiores a céu aberto do mundo. Este ano, o país convidado é a Itália, o estado em destaque é o Rio Grande do Sul, o patrono é o escritor Isaías Pessotti e o autor homenageado é Érico Veríssimo, cujo centenário será comemorado ano que vem. Ano passado, a Feira recebeu 285 mil pessoas e as vendas atingiram 290 mil livros.



18/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Professor do ILB lança livro na feira de Ribeirão Preto

Tuma entrega livros em braile para entidades assistenciais de Ribeirão Preto

Senado lança livros na Feira de Mossoró

Senado lança livros sobre o Pará na Feira Pan-Amazônica de Belém

Senado lança livros e entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre

USP lança pedra fundamental da faculdade de direito de Ribeirão Preto