Senado lança livros sobre o Pará na Feira Pan-Amazônica de Belém



Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará, de Antônio Ladislau Monteiro Baena, e Fundação de Belém do Pará - Jornada de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 1616, de Ribeiro do Amaral, são dois dos livros que o Senado lançará nesta terça-feira (21), às 18h, na VIII Feira Pan-Amazônica do Livro. O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) e o secretário estadual de Cultura Paulo Chaves Fernandes deverão comparecer ao lançamento.

Editado em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura do Pará e com apresentação assinada pelo secretário Paulo Chaves, Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará, é um estudo sobre a Província do Grão-Pará e seus habitantes nos anos 30 do século 19. Além de dados geográficos e estatísticos, a obra inclui relações de vegetais com suas descrições e utilizações, além de animais, aves, peixes, répteis, crustáceos, insetos e moluscos encontrados na região.

Através da leitura do livro pode-se constatar que o guaraná era considerado uma planta que curava diarréias ligeiras, dores de cabeça, "doença de urinas" e, se usado com freqüência, poderia causar insônia e até impotência. O autor descreve os homens paraenses como de estatura mediana, com olhos e cabelos pretos, pele alva, vigorosa constituição física e rara obesidade. Já as mulheres eram vistas como portadoras de olhos de vivo lume, pálpebras bem fendidas, gesto engraçado, talhe esbelto, pé pequeno, e agilidade e decência nos movimentos do corpo.

Já o título Fundação de Belém do Pará - Jornada de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 1616, apresentado pelo senador José Sarney, escrito para comemorar o tricentenário da cidade de Belém, conta a saga do militar português Francisco Caldeira de Castelo Branco, chamado para auxiliar Jerônimo de Albuquerque na consolidação da vitória dos portugueses sobre os franceses, em São Luís do Maranhão.

A publicação reconstitui a chegada de Castelo Branco a São Luís, as divergências de temperamento com o comandante das tropas no Maranhão, sua viagem exploratória até a chegada a Belém, sua fundação e posteriores conflitos para implantação e permanência lusa em terras amazônicas. O autor também apresenta um perfil do militar português.



20/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado leva obra do historiador Ribeiro do Amaral sobre Belém para a Feira Pan-Amazônica do Livro

Senado divulga livros sobre a Amazônia em feira realizada em Belém

Senado participa da 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém

Senado lança livros na Feira de Mossoró

Senado lança livros na Feira de Ribeirão Preto

Senado lança livros e entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre