Senado lança novo Portal da Transparência nesta sexta



O presidente do Senado, Renan Calheiros, lança nesta sexta-feira (17) o novo Portal da Transparência da instituição. A solenidade está marcada para as 12h, na Sala de Audiências da Presidência. A mudança  dá seguimento a uma série de medidas de austeridade e transparência prometidas por Renan quando tomou posse como presidente da Casa.

VEJA MAIS

O novo portal representa uma evolução do que já existe na página do Senado na internet. Com mais recursos e mais interatividade, o portal foi elaborado de forma conjunta, com o envolvimento de todas as áreas do Senado. A nova interface será mais organizada, funcional e amigável, já que o internauta vai poder acessar todas as informações em menos de três cliques.

No mesmo evento, o presidente deverá apresentar o relatório anual sobre a aplicação da lei de acesso à informação no Senado Federal.

No mesmo evento, o presidente deverá apresentar o relatório anual sobre a aplicação da lei de acesso à informação no Senado.

Logo na primeira página, estarão disponíveis as informações mais demandadas pelos cidadãos e, a partir dessas informações, os interessados poderão fazer deduções, filtragens e cruzamentos de dados conforme suas necessidades. O trabalho da reformulação do portal foi feito sem custo, pela equipe do Senado Federal.

A pesquisa por leis também vai registrar evolução. O novo modelo reúne toda a legislação referente às informações disponíveis no portal. Haverá um link específico para as normas relativas aos senadores, permitindo mais transparência e economia de tempo para quem consulta.

A nova interface vai trazer um campo específico que permitirá ao cidadão participar e exercer o controle social. Recursos como o telefone gratuito do Senado (0800 612211), o e-Cidadania, e o Data Senado estarão integrados – possibilitando sugestões, críticas e até a apresentação de projetos de lei.

Também está prevista a inclusão de informações sobre imóveis funcionais e viagens oficiais, além de normas referentes aos senadores quanto às cotas de impressão e despesas com combustível, correios, diárias e atendimento médico. O portal ainda vai facilitar a consulta sobre compras, licitações, distribuição de funções comissionadas e concursos públicos, além de dar acesso às perguntas mais frequentes. A ideia é facilitar a consulta, aumentar a interatividade e incrementar a transparência.

Compromissos

Ao fazer um balanço dos primeiros cem dias de sua gestão, na última quinta-feira (9), Renan reafirmou a transparência como uma das marcas de sua gestão. Ele lembrou que já foram incluídos no Portal da Transparência os valores dos salários dos servidores aposentados e ex-parlamentares, bem como os bens comprados e os serviços contratados com recursos da verba indenizatória. A criação da Secretaria de Transparência e a instalação do Conselho de Transparência, composto também por integrantes da sociedade civil, ocorreram sem custos para o Senado.

Na cerimônia de instalação do conselho, no dia 16 de abril, Renan disse que somente com a garantia de transparência e de controle social será possível construir um país mais justo e democrático. Ele disse que o Senado quer ser a instituição número um em transparência na administração pública no Brasil.

- Transparência pela metade não é transparência. A verdade é fruto do tempo e da nossa vontade – declarou, à época.



16/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança novo Portal da Transparência

Renan Calheiros lança novo Portal da Transparência

Sarney lança oficialmente novo portal do Senado nesta quinta-feira

Novo portal vai dar mais transparência e aproximar o Senado e os cidadãos, diz Sarney

Salários do Senado serão divulgados nesta terça no Portal da Transparência

Senado lança novo portal interativo