Senado lança três novos produtos de interação com o cidadão
O Senado Federal lançou nesta quinta-feira (12) três novos produtos de comunicação que ampliam o acesso da sociedade às atividades do Poder Legislativo. Os produtos visam garantir a transparência da informação e aproximar o cidadão do trabalho dos senadores, segundo afirmou o diretor da Secretaria de Comunicação do Senado (Secs), Vagner Caldeira, que anunciou as novas ferramentas explicando o formato e a intenção de cada um.
A partir desta sexta-feira (13), a TV Senado estará transmitindo, às 8h30, uma série de oito programas organizados pelo Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB) em parceria com a emissora que explicam às prefeituras e às Assembléias Legislativas como funciona o exame do orçamento da União no Congresso.
Os outros dois produtos, conforme Caldeira, buscam a agilização dos trabalhos de comunicação da Casa. Um deles é a Central de Produção de Pauta (CPP), que funcionará via Intranet, disponibilizando para os jornalistas do Senado e de outros órgãos de imprensa que trabalham na Casa informações sobre projetos, pareceres e votações em uma linguagem jornalística.
A idéia da CPP, conforme a diretora da TV Senado, jornalista Marilena Chiarelli, é evitar a repetição do trabalho dos jornalistas e também auxiliar a pesquisa de matérias em tramitação, com um texto mais rápido, simplificado e atualizado.
O terceiro produto é a Rádio Senado Ondas Curtas (5.990 Khz, na freqüência de 49 metros), que já funciona desde 1997 vinculada à Rádio Senado FM e agora terá uma programação independente, mantendo apenas os programas da íntegra dos trabalhos dos senadores. O diretor da Rádio Senado, jornalista Max Fabiano, informou que a rádio utilizará uma linguagem mais simples, e menos voltada para o público urbano, em programas de serviços e até de alfabetização ainda em fase de montagem. A rádio alcança as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A cerimônia de lançamento dos novos produtos contou com a presença do presidente do Senado, Ramez Tebet, do 1º secretário, senador Carlos Wilson (PTB-PE), dos demais membros da Mesa, do diretor-geral, Agaciel da Silva Maia, e de outros diretores da Casa. Os senadores presentes ao evento assistiram a um vídeo com o programa do ILB e receberam um CD com trechos da programação da Rádio Senado Ondas Curtas.
12/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em sua avaliação de 2011, Sarney destaca interação do cidadão com o Senado
Governo eletrônico lança novos padrões para interação de órgãos federais
Aos 177 anos, a Biblioteca lança novos produtos
Projeto Corredor Ecológico do Jalapão (TO) lança novos produtos
Esalq lança três novos títulos da coleção de revistas Produtor Rural
Desenvolvimento Agrário lança portal com maior interação do usuário