Governo eletrônico lança novos padrões para interação de órgãos federais
A nova versão dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) será lançada na segunda-feira (21), durante o II Seminário do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O evento será realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, e irá reunir cerca de 350 representantes dos órgãos federais integrantes do Sisp.
O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que define um conjunto de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), estabelecendo condições de interação com os demais poderes, esferas de governo e com a sociedade em geral.
Na prática, os padrões podem ser aplicados, por exemplo, na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel pelo eletrônico e na certificação digital. O e-Ping também é encontrado nas áreas de interconexão, segurança da informação, meios de acesso, organização e intercâmbio de dados e integração para governo eletrônico.
Até o início deste mês, a versão 2012 do e-Ping esteve em consulta pública. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de 20 contribuições da sociedade sobre como os padrões podem ser melhorados. Após a análise das sugestões, foi feita uma revisão da parte geral do documento.
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever até a próxima sexta-feira (18). As inscrições devem ser feitas no site do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação.
Publicação
Durante o seminário, também será lançada a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (MGP-Sisp). A publicação reúne algumas práticas de gerenciamento de ações de Tecnologia da Informação dos órgãos integrantes do Sisp.
Fonte:
17/11/2011 14:35
Artigos Relacionados
Turismo lança ferramenta eletrônica que permite interação com órgãos de controle
Senado lança três novos produtos de interação com o cidadão
Governo autoriza liberação de R$ 10 bi em créditos suplementares para órgãos federais
Governo paulista lança sistema eletrônico para fornecedores e prestadores de serviço do Estado
VALADARES CRITICA NOVOS ÓRGÃOS NO GOVERNO DE SERGIPE
Governo do Estado lança Plantão Eletrônico