Senado mantém museu aberto ao público



Foi celebrado nesta sexta-feira (18) o Dia Internacional dos Museus. Criado em 1991 por emenda do ex-senador Nelson Carneiro, o Museu do Senado funciona no Salão Nobre da Casa e conta com um acervo de mais de 400 obras, formado por telas, esculturas e documentos, entre outros.

No Museu há exemplares da mobília antiga, como as cadeiras do antigo Plenário. Lustres e divãs de tempos passados também compõem a decoração do local. Há ainda obras de artistas de renome como o pintor Vitor Meirelles, o escultor Athos Bulcão e a vitralista francesa Marianne Peretti.

Outra atração do local são os retratos de todos os presidentes do Senado Federal, desde José Egydio Álvares de Almeida, que exerceu o cargo entre 1826 e 1827, até José Sarney (PMDB-AP), último presidente da casa antes da eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Para Carmem Carneiro, curadora do Museu do Senado e viúva do ex-senador Nelson Carneiro, o Dia Internacional dos Museus deveria ser mais lembrado no Brasil, pois, segundo ela, o museu " é um livro aberto onde as pessoas podem resgatar seu passado".

O Museu do Senado funciona de segundas às quintas-feiras das 9h às 12h30, nas sextas de 14h às 17h30 e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Nesse fim de semana, excepcionalmente, o museu estará fechado para visitação devido às obras que estão sendo realizadas no Salão Negro.

Página do Museu do Senado



18/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Após reforma, Museu do Tietê está aberto ao público

Museu da Polícia Militar comemora 54 anos com evento aberto ao público

ACERVO DO SENADO SERÁ ABERTO AO PÚBLICO

USP mantém Museu da Educação e do Brinquedo

Museu da Língua Portuguesa ficará aberto até as 22h

Museu da Língua Portuguesa fica aberto até as 10 da noite no dia 25