Senado marca presença no Salão do Livro de MG



O estande montado pelo Senado no 3º Salão do Livro de Minas Gerais apresenta a instituição e o trabalho dos senadores ao público de Belo Horizonte desta quinta-feira (8) até o próximo dia 18 de agosto. O evento, que este ano homenageia os 100 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, acontece na Serraria Souza Pinto, na capital mineira.

Durante o Salão do Livro, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) promove na sexta-feira (16), às 18h, o lançamento do livro Forças de Minas no Senado. No mesmo dia, às 19h, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) autografa os seus livros Uma Visão de um Estadista da República, Pedro Aleixo; Milton Campos, o Reformador Social e Político; e Castelinho, o Reinventor do Jornalismo Político no Brasil, publicados pela Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.

Além de publicações do Conselho Editorial e legislação atualizada, o público poderá visitar no local uma exposição de documentos atuais e do século 19 sobre episódios importantes da história do país como a Lei Áurea, a carta de renúncia dos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello. Para Minas Gerais, foram selecionados ainda textos de interesse direto dos mineiros, como o projeto que determinou a mudança da capital federal para Brasília, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, e a proposta que concedeu o título de presidente honorário do Brasil a Tancredo Neves.

No estande, o Senado oferece ao público deficiente visual um espaço para leitura em braile, em que leis importantes, como a Constituição de 1988, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional estarão disponíveis na linguagem especial para cegos.

O livro com a Constituição federal é uma das grandes atrações do estande nas feiras de livro em que o Senado participa. Por apenas R$ 7,00 o exemplar vendido no estande está atualizado até a Emenda Constitucional nº 38, promulgada em junho passado. Se preferir, o visitante pode levar a Constituição em disquete, por apenas R$ 2,00. Outros textos legais recentemente aprovados, como o Novo Código Civil, também podem ser encontrados por preços similares.

Pessoas interessadas em assistir a TV Senado e a navegar pelas páginas da Casa na Internet também têm esses serviços à disposição no estande, onde a assinatura do Jornal do Senado pode ser feita gratuitamente. Para as crianças, o Senado oferece a revistinha Jovem Cidadão, com jogos e textos que introduzem noções de cidadania para os mais jovens.

A participação do Senado em eventos literários começou em 1996, com a criação da Comissão de Feiras de Livro, que tem o objetivo de difundir, diretamente nos estados, o trabalho da Casa.

- Essa foi uma maneira eficiente que a instituição encontrou para se aproximar da população, que muitas vezes não sabe o que se passa em Brasília - afirma o coordenador da comissão, Paulo Afonso Lustosa, que é diretor da Secretaria de Informação e Documentação do Senado.




07/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DO LIVRO DA SBPC

SENADO MARCA PRESENÇA NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

SENADO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

SENADO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Senado participa do Salão do Livro de Imperatriz

Senado encerra primeira participação no Salão do Livro de MG