Senado pode votar Supersimples na próxima semana



O Senado poderá votar na sessão deliberativa nesta terça-feira (7), em regime de urgência, projeto delei complementar da Câmara (PLC 43/07) que altera dispositivos do chamado Supersimples (Lei Complementar 123/06) - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas Nacionais -, a fim de beneficiar milhares de micro e pequenas empresas em todo o Brasil que ficaram de fora da primeira legislação. A informação é do senador Adelmir Santana (DEM-DF), relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo ele, já há acordo para a aprovação do projeto.

- Há um compromisso dos senadores para destravar a pauta até o dia 7 para a votação do Supersimples - afirmou Adelmir Santana à Agência Senado nesta terça-feira (31).

Atualmente, a pauta do Senado está obstruída por duas medidas provisórias (MPs) e três projetos de lei de conversão (PLVs), que,pela ordem de prioridade prevista constitucionalmente, devem ser apreciados antes das demais proposições, inclusive de propostas que tramitam em regime de urgência.

A pressa para a aprovação do Supersimples tem uma justificação: a matéria, já aprovada na Câmara dos Deputados e na CAE do Senado, tem de ser sancionada pelo Palácio do Planalto até o próximo dia 15 - prazo limite para que as empresas que estão com tributos atrasados iniciem o pagamento de seus débitos e, assim, fiquem aptas a aderir ao Supersimples. Várias dessas empresas já estavam sendo inclusive beneficiadas pelo Simples Federal (Lei 9.317/96) - substituído pelo Supersimples - , mas, caso não consigam se incorporar à nova legislação no prazo, poderão ter a carga tributária significativamente aumentada, inviabilizando seus negócios.

Segundo Adelmir, a proposição corrige várias distorções da legislação atual para permitir que pequenas e médias empresas ligadas aos setores de sorveterias, cosméticos e fogos de artifício, não incluídas pela legislação em vigor, passem a ter direito ao Supersimples. Já o setor de hotelaria e pequenas pousadas, por exemplo, passaria a outra categoria de tributação, com a redução do valor de vários impostos pagos atualmente.



31/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado pode votar regras do FPE na próxima semana

Senado pode votar Estatuto da Igualdade Racial na próxima semana

Senado pode votar indicação de Teori Zavascki ao STF na próxima semana

Senado pode votar na próxima semana sete projetos de combate à violência contra a mulher

Renan diz que Senado pode votar nesta quinta-feira alterações no Supersimples

Congresso pode votar orçamento na próxima semana