Congresso pode votar orçamento na próxima semana



O presidente do Senado, senador Ramez Tebet, convocou o Congresso para trabalhar, sem qualquer pagamento adicional a deputados e senadores, entre a última quarta-feira (26) e o dia 7 de janeiro, quando deverá ser encerrada a votação do orçamento de 2002. A convocação foi feita depois que a Comissão Mista de Orçamentos foi suspensa, na madrugada do último sábado (22), por obstrução das oposições, que querem um salário mínimo superior a R$ 200 em abril próximo.

- É uma obrigação do Congresso votar o orçamento e os parlamentares só devem ir para o recesso de início de ano depois de sua votação - afirmou à imprensa Ramez Tebet.

Ficou acertado que nesta semana, antes da passagem do ano, a comissão votará os 2.331 destaques apresentados ao relatório final do projeto orçamentário. Para isso, líderes partidários convocaram a Brasília os 84 deputados e senadores titulares da Comissão de Orçamento. Se algum titular não puder comparecer, será convocado seu suplente.

De 2 a 7 de janeiro, deverão estar em Brasília todos os deputados e senadores, para votação final do orçamento no Plenário do Congresso. Por lei, sem a aprovação do projeto orçamentário o Executivo só pode liberar a partir de janeiro verbas para pagamento de pessoal, juros da dívida pública, benefícios da Previdência e outros serviços continuados. São suspensos os pagamentos para investimentos e bolsa-escola, entre outros.

26/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSB: votar Orçamento na próxima semana é prioridade

CCJ pode votar mudanças na Lei das Inelegibilidades na próxima semana

Senado pode votar regras do FPE na próxima semana

Senado pode votar Supersimples na próxima semana

José Pimentel pretende votar na próxima semana relatórios setoriais do Orçamento

Orçamento pode ser aprovado na próxima semana