Senado prepara homenagens a Machado de Assis
O Plenário do Senado Federal deve abrigar ainda este ano uma sessão especial para lembrar o centenário do falecimento do chamado "bruxo do Cosme Velho", o escritor Joaquim Maria Machado de Assis. Nascido a 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro, o romancista, contista, poeta, teatrólogo e crítico literário Machado de Assis morreu na mesma cidade em 29 de setembro de 1908. A sessão especial pela passagem do centenário da morte do escritor foi requerida pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), com o apoio de outros senadores. O requerimento aguarda aprovação do Plenário.
Na justificação do pedido, Marco Maciel lembra que este é o Ano Nacional Machado de Assis, instituído pela Lei 11.522/07, e que o escritor foi co-fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). O senador argumenta ainda que a obra de Machado de Assis merece ser mais divulgada e discutida pois o escritor "levou o idioma português a um singular nível de força e beleza".
No mês de novembro, Machado de Assis será homenageado também com atividades do Ano Cultural Artur da Távola do Senado Federal. Está prevista uma exposição sobre o escritor, além dos lançamentos de um encarte de contos, um DVD da Rádio Senado, a reedição do livro de crônicas O Velho Senado e o lançamento de livros sobre sua vida e sua obra. Em novembro também será realizado um painel de discussões sobre o escritor e sua obra.
Augusto Castro / Agência Senado
Academia Brasileira de Letras homenageia Machado de Assis no centenário de sua morte
26/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Machado de Assis
Machado de Assis é tema de documentário da TV Senado
Centenário de Machado de Assis é destaque na Rádio Senado
TV SENADO APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE MACHADO DE ASSIS
ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS
ENTREVISTA COM MACHADO DE ASSIS REVELA SENADO IMPERIAL