Senado presta homenagem a Antonio Carlos Magalhães



O Senado Federal homenageou nesta quarta-feira (8), em sessão especial, o senador Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em 20 de julho deste ano, na cidade de São Paulo. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, e endossada por diversos senadores. Antonio Carlos faleceu aos 79 anos, em decorrência de problemas renais e cardíacos. Com a presença de familiares e de amigos de Antonio Carlos, a sessão durou seis horas e meia e dela participaram, discursando, 31 senadores.

VEJA MAIS
ACM integra lista dos homens públicos que fizeram história no Brasil Magno Malta manifesta sua admiração por ACM Crivella destaca amor de ACM pela Bahia e sua gente Senado presta homenagem a Antonio Carlos Magalhães Determinação e paixão de ACM devem servir de exemplo, diz Jarbas Vasconcelos Sérgio Guerra: Brasil está mais pobre sem ACM Tuma lembra o amor de ACM pelo país e seu respeito pelo interesse público Simon destaca competência e capacidade de formação de quadros de ACM Azeredo destaca autenticidade e ousadia de ACM Heráclito: ACM perdoava seus inimigos, mas não os inimigos da Bahia Renan: 'Perdemos uma lenda' César Borges diz que ACM contrariou médicos para continuar trabalhando Inácio Arruda compara ACM a Tolstói Suplicy destaca fundo de combate à pobreza idealizado por ACM Raupp diz que povo baiano está órfão de seu maior líder Agripino ressalta amizade mantida com ACM Jucá: ACM exercia a política como oxigênio da vida Garibaldi diz que ACM era "amigo de seus amigos" Valadares destaca a coragem de ACM ao enfrentar o Judiciário Antonio Carlos Júnior: ACM "deu todo seu esforço pessoal e energia pelas causas da Bahia e do Brasil" ACM foi fiel a si mesmo, diz Papaléo Para Jereissati, a maior qualidade de ACM era a paixão, em especial, pela Bahia Três medidas provisórias trancam a pauta do Plenário Arthur Virgílio destaca 'espírito indomável' de ACM Mercadante destaca papel determinante de ACM no Congresso Nacional Tião Viana enaltece liderança carismática de ACM Jayme Campos enumera qualidades de Antonio Carlos Magalhães Cristovam: Mais do que um político ACM era um líder Dornelles destaca obra de ACM e diz que ele foi um gigante Mão Santa diz que ACM foi imbatível Casagrande reconhece a importância de ACM na vida política do país Crivella destaca amor de ACM pela Bahia e sua gente Senado homenageia memória de ACM Sarney diz que será difícil lidar com a saudade de ACM Marco Maciel: 'ACM era uma instituição' Flexa Ribeiro diz que ACM era um cultor das artes da política

- Sua determinação, sua altivez, espírito público, garra e, sobretudo, sua sinceridade e lealdade com os amigos marcaram e marcarão para sempre a história do Senado, que pôde ter a honra de tê-lo como presidente duas vezes - disse Renan Calheiros, ao abrir a sessão.

Compuseram a mesa da sessão o filho de Antonio Carlos, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA); a viúva do senador, Arlete Magalhães; sua filha, Teresa Helena Magalhães; o deputado federal ACM Neto (DEM-BA); o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Osmar Serraglio (PMDB-PR); o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rider Nogueira de Brito; e o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octavio. Também esteve presente à sessão o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Discursaram os senadores César Borges (DEM-BA), Papaléo Paes (PSDB-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Aloizio Mercadante (PT-SP), Tião Viana (PT-AC), Marco Maciel (DEM-PE), José Sarney (PMDB-AP), Jayme Campos (DEM-MT), Flexa Ribeiro (PSDB-PA); Romeu Tuma (DEM-SP), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Pedro Simon (PMDB-RS), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Valdir Raupp (PMDB-RR), Eduardo Suplicy (PT-SP), José Agripino (DEM-RN), Cristovam Buarque (PDT-DF), Romero Jucá (PMDB-RR), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Heráclito Fortes (DEM-PI), Francisco Dornelles (PP-RJ), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Mão Santa (PMDB-PI), Renato Casagrande (PSB-ES), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Magno Malta (PR-ES), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Marcelo Crivella (PRB-RJ). O último a ocupar a tribuna foi Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), que assumiu o mandato do pai na condição de seu 1º suplente.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o Senado já ordenou a confecção de um busto em homenagem a Antonio Carlos, que será exposto no Salão Nobre da Casa. Além disso, Renan disse que irá levantar junto ao Conselho Editorial do Senado a possibilidade de compilar os pronunciamentos e projetos mais importantes da carreira do senador.

Antonio Carlos ainda poderá ainda receber outra homenagem. Seu nome poderá ser dado ao auditório do edifício-sede da Comunidade Virtual do Legislativo, o Programa Interlegis. Projeto de resolução neste sentido foi apresentado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO). O senador argumenta que Antonio Carlos foi um dos principais incentivadores da criação do Interlegis, programa que visa a integrar e modernizar as várias instâncias do Poder Legislativo no Brasil.



08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança livro em homenagem a Antonio Carlos Magalhães

Antonio Carlos Júnior presta homenagem a Roberto Marinho

ANTONIO CARLOS PRESTA HOMENAGEM AO MINISTRO PÁDUA RIBEIRO

TV Senado homenageia Antonio Carlos Magalhães

Senado terá ala com nome de Antonio Carlos Magalhães

Senado terá ala com o nome de Antonio Carlos Magalhães