ANTONIO CARLOS PRESTA HOMENAGEM AO MINISTRO PÁDUA RIBEIRO
- Num período sensível em que se desenvolveram as atividades da CPI do Poder Judiciário e em que se reiniciaram os trabalhos parlamentares da reforma do Poder Judiciário, o ministro manteve com o Congresso Nacional uma convivência cordial e constante - destacou.
Antonio Carlos lembrou que Pádua Ribeiro resolveu, "até com a incompreensão de colegas", problemas surgidos entre o Judiciário e o Legislativo, "dando ganho de causa ao Legislativo e demonstrando, assim, seu espírito superior".
O presidente do Senado disse que da convivência cordial do Congresso com o STJ resultou a aprovação da Lei 9.788, que criou novas varas na Justiça Federal, possibilitando o descongestionamento da primeira instância, e também a rápida tramitação do projeto de lei que aumenta o número de juízes dos tribunais regionais federais. O senador apontou ainda como resultados positivos dessa convivência a apresentação de emendas à proposta de Orçamento da União destinadas à modernização do sistema integrado de informação e a escolha das duas primeiras mulheres para o STJ, Eliana Calmon e Nancy Andrighi.
Antonio Carlos disse esperar do ministro que está assumindo a presidência do STJ, Paulo Roberto da Costa Leite, a manutenção do relacionamento cordial com o Congresso e manifestou o seu desejo de que Costa Leite "siga a trajetória brilhante do seu antecessor".
03/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MINISTRO ANTÔNIO DE PÁDUA RIBEIRO DEFENDE "EFEITO VINCULANTE"
Senado presta homenagem a Antonio Carlos Magalhães
Antonio Carlos Júnior presta homenagem a Roberto Marinho
Congresso presta homenagem a João Ribeiro
Flexa Ribeiro presta homenagem aos 100 anos de empresário pernambucano
Marco Maciel presta homenagem a Carlos Wilson