Senado presta homenagem à Maçonaria
O Senado Federal vai prestar homenagem à Maçonaria brasileira na sessão da próxima sexta-feira (20). O evento será realizado em atenção a requerimento apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), com apoio de colegas, para marcar a passagem do Dia do Maçom, comemorado na mesma data.
Segundo Mozarildo Cavalcanti, existem no Brasil cerca de 5 mil lojas maçônicas. A entidade dedica-se à realização de obras sociais e de cunho filantrópico, entre as quais a arrecadação e distribuição de alimentos e vestuário; a manutenção de creches, escolas, centros de apoio a idosos; e programas de combate às drogas.
O início da Maçonaria no país, ainda de acordo com o senador, ocorreu com o estabelecimento do Grande Oriente do Brasil (GOB), reconhecido pelo Grande Oriente de França. Posteriormente, o GOB se distanciou do Grande Oriente de França e se aliou à Grande Loja Unida da Inglaterra. A partir daí, a Maçonaria brasileira teve um desenvolvimento próprio, com surgimento de dissidências internas.
O dia 20 de agosto é a data em que ocorreu a fundação do GOB, por fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranqüilidade, em 1822. Seu primeiro grão-mestre foi o patriarca da independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.
13/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Por requerimento de Mozarildo, Senado presta homenagem à Maçonaria
Osvaldo Sobrinho presta homenagem à Maçonaria
Maria do Carmo presta homenagem à Maçonaria
Senado presta homenagem à ABI
Senado presta homenagem aos médicos
Senado presta homenagem a administradores