Por requerimento de Mozarildo, Senado presta homenagem à Maçonaria



Por requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), o Senado prestou nesta quarta-feira (20) homenagem à Maçonaria pelo transcurso do Dia do Maçom. Estiveram presentes no Plenário a secretária especial de Políticas para as Mulheres, a ex-senadora Emilia Fernandes, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) e as autoridades maçônicas Laelson Rodrigues (Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil), Idelcides Lino de Melo (Grão-Mestre das Grandes Lojas de Brasília) e Hélio Leite (Grão-Mestre do Distrito Federal).

As linhas mestras da atuação da maçonaria desde a antiguidade, conforme Mozarildo, orientam os maçons a se devotarem na formação de cidadãos justos e operosos, que assumam o dever de trabalhar pela elevação moral e cívica da humanidade. Os maçons acreditam em Deus, na alta destinação do homem e na essencial preservação da família, acrescentou.

São 11 milhões que, de acordo com o senador, em milhares de lojas maçônicas espalhadas pelo mundo, mantêm extenso elenco de obras sociais, como redução da mendicância e campanhas de vacinação, e filantrópicas, distribuindo alimentos e vestuário para necessitados, trabalhando para a manutenção de creches, escolas, centros de apoio a idosos e programas de combate às drogas.

O senador por Roraima assinalou a participação dos maçons nos episódios mais marcantes da história do Brasil como a Independência, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Segundo ele, a maçonaria teve papel de destaque na defesa da anistia para os presos políticos e no processo da redemocratização.

Mozarildo manifestou sua confiança em que os maçons prosseguirão na defesa e prática de seus princípios, que pretendem garantir a todos os seres humanos o pleno exercício da liberdade, da igualdade e da fraternidade, princípios consagrados na Revolução Francesa, outro episódio mundial em que os maçons tiveram papel preponderante.

Para o senador, os maçons devem afinar suas ações com a realidade do terceiro milênio, tornando-as mais compreensíveis e acessíveis à sociedade, sintonizando-as com as aspirações do povo e articulando parcerias que ampliem suas ações sociais, atuando de forma mais coordenada e unificada no Brasil e no resto do mundo.



20/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado presta homenagem à Maçonaria

Osvaldo Sobrinho presta homenagem à Maçonaria

Maria do Carmo presta homenagem à Maçonaria

Mozarildo abre homenagem à Maçonaria

Mozarildo encerra sessão de homenagem à Maçonaria

Mozarildo registra homenagem da Maçonaria às Forças Armadas