Senado presta homenagem ao deputado que presidiu a Constituinte
O Senado realiza, na hora do expediente da sessão deliberativa desta quinta-feira (4), homenagem ao deputado Ulysses Guimarães por ocasião do 15 º aniversário de sua morte. A sessão foi proposta pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos parlamentares que, juntamente com o deputado Ulysses Guimarães, fundou o PMDB.
Na presidência do partido e da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães dedicou os últimos anos de sua vida política à reconstrução da democracia no Brasil. Ao lado de políticos como Pedro Simon (PMDB-RS), Teotônio Vilela e Dante de Oliveira, Ulysses Guimarães liderou a campanha das "Diretas já", no auge da resistência ao regime militar. O PMDB, presidido por Ulysses Guimarães, abrigou vários grupos políticos que hoje estão distribuídos por diversos partidos como PDT e PPS.
A promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, foi o auge de todo o processo de redemocratização do país, liderado por Ulysses Guimarães. O texto foi resultado do trabalho de 559 congressistas, entre deputados e senadores, que se dedicaram, sob a presidência de Ulysses, de 1º de fevereiro de 1987 a cinco de outubro de 1988,à elaboração da nova Constituição, após mais de 20 anos de ditadura militar.
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1940, Ulysses Guimarães chegou a ser secretário da Federação Paulista de Futebol antes de se dedicar à política. Depois de exercer um mandato de deputado estadual a partir de 1947, elegeu-se para a Câmara dos Deputados onde permaneceu por 11 mandatos consecutivos. Durante vários anos foi presidente do MDB e, posteriormente, do PMDB, do qual também foi presidente de honra. Chegou a ser candidato à Presidência da República em 1989, sem ter obtido sucesso.
No dia 12 de outubro de 1992, morreu em acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro. A sessão proposta por Jarbas Vasconcelos coincide também com a proximidade da data de nascimento de Ulysses Guimarães, que faria 91 anos no próximo sábado (6).
01/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputado Jorge Gobbi presta homenagem ao administrador
Deputado que presidiu CPI da Varig no Rio vê crimes na venda da companhia
Governador Olívio Dutra presta homenagem ao deputado Nelson Marchezan
Senado presta homenagem à ABI
Senado presta homenagem à Maçonaria
Senado presta homenagem aos médicos