Senado promove curso sobre TV Digital para servidores



A partir desta segunda-feira (6), o Senado Federal promove o curso de extensão Impactos e Tecnologia da TV Digital, com o objetivo de capacitar e ambientar servidores da Casa para a nova realidade de transmissão televisiva. Durante a cerimônia de abertura, no início da noite no auditório do Interlegis, o diretor da TV Senado, James Gama, destacou o ineditismo da iniciativa e disse que o curso pretende "nivelar o corpo técnico" do Senado acerca das questões que envolvem a TV Digital.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor-geral do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia; a vice-reitora Acadêmica da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), Vânia Maione Alves Nina; a diretora-executiva do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Denise Ramos de Araújo Zogbhi; e o diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB), Humberto Abdala Júnior.

O diretor da TV Senado, que também é aluno do curso, destacou a interatividade e o caráter de múltipla programação que os canais digitais terão. De acordo com James Gama, a TV Senado já começou a adquirir equipamentos digitais para captação, edição e transmissão da programação digital.

Para Agaciel Maia, o curso é apenas uma introdução ao tema, com o objetivo de "dar uma visão inicial" do novo cenário digital que agora se impõe. Ele adiantou que o Senado já está estudando a realização de um curso de pós-graduação para buscar aprofundamento do tema. Na opinião do diretor-geral da Casa, os órgãos de comunicação do Senado têm importância fundamental para ajudar a população a conhecer as atividades dos senadores, ajudando nas escolhas eleitorais e fortalecendo a democracia.

O curso é voltado principalmente para os jornalistas, técnicos e administradores da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), responsável pela gerência dos órgãos de comunicação do Senado: TV Senado, Agência Senado, Rádio Senado e Jornal do Senado. O evento é transmitido ao vivo para todas as Assembléias Legislativas estaduais.

O curso começou nesta segunda-feira (6), no auditório do Interlegis, com os seminários Digitalização da TV no Brasil e Cenário Brasileiro das Telecomunicações. Na terça-feira (7), o evento prossegue com o tema "Gestão de arquivos digitais". Desenvolvido pela Unilegis, em conjunto com o ILB, a Secs e o Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (ENE/UnB), o curso terá 36 horas/aula, distribuídas em 12 aulas durante o mês de agosto, sempre às 19h. Ao final do curso, os cem alunos terão que elaborar um trabalho final sobre como a TV digital e a interatividade irão influenciar o Poder Legislativo brasileiro.



06/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil promove curso sobre funcionalidades do middleware Ginga na TV Digital

Capacitação: Fundap promove curso de informática básica para servidores estaduais

Curso: Fundação Procon-SP promove curso gratuito sobre o Código de Defesa do Consumidor

Senado promove palestras de orientação financeira para servidores

Meio Ambiente promove encontro sobre Rio+20 para servidores e gestores

Ipea promove curso sobre políticas públicas para técnicos federais