Brasil promove curso sobre funcionalidades do middleware Ginga na TV Digital



Técnicos e acadêmicos da área de telecomunicações do Brasil, e de mais cinco países que adotaram o sistema nipo-brasileiro de TV Digital – Peru, Argentina, Equador, Bolívia e Chile –, participam nesta quarta (6) a sexta-feira (8), em Belo Horizonte, de um treinamento sobre o Ginga NCL, um subsistema do middleware aberto Ginga para exibição de documentos NCL.

O Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras, que o tornam a especificação de middleware mais avançada e a melhor solução para os requisitos do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Além da interatividade, o Ginga permite que os aplicativos desenvolvidos pelas emissoras para interação com o público sejam recebidos por qualquer receptor, independentemente de fabricante e sistema operacional. Ele também pode ser utilizado em celulares e outros dispositivos.

O objetivo do treinamento é que os participantes possam atuar, em seus países, como multiplicadores do conhecimento adquirido no curso, facilitando a implementação das funcionalidades do sistema desenvolvido no Brasil. 

O analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Otávio Caixeta, que participará do curso, ressalta que a iniciativa é parte da cooperação que vem sendo oferecida pelo Brasil aos países que adotam o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). “O compromisso brasileiro é apoiar esses países em todas as etapas do processo de implementação da TV Digital em seus territórios”.


Fonte:
Ministério das Cidades



06/10/2010 12:21


Artigos Relacionados


Senado promove curso sobre TV Digital para servidores

Laboratório do Ginga BR Labs realizará testes de TV digital

Centro de Preservação Cultural da USP promove curso sobre música no Brasil

Projeto Brasil Municípios promove curso sobre gestão para prefeituras do Norte

Curso: Fundação Procon-SP promove curso gratuito sobre o Código de Defesa do Consumidor

ILB promove curso sobre pregão