Senado promove interatividade em debates nas comissões



Estimular a participação do público nas audiências das comissões e reforçar os canais de videoconferência estão nos planos do Senado para o reinício dos trabalhos parlamentares, em agosto. No balanço legislativo do primeiro semestre de 2011, a Secretária-Geral da Mesa, Claudia Lyra, afirmou que o objetivo é levar o Senado para a sociedade, mostrando transparência e aproximando-o do cidadão.

O primeiro semestre do ano foi marcado pela realização de muitas audiências públicas das comissões permanentes e nas subcomissões, tanto no próprio Senado quanto em outras cidades.

O uso da videoconferência foi incorporado às sessões das comissões. E foi adotada a possibilidade de cidadãos enviarem perguntas durante a realização das audiências. Em trabalho piloto, a nova ferramenta foi testada primeiro na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, em seguida, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O plano é estender o projeto a outras comissões e normatizar seu uso. Segundo Claudia Lyra, isto depende de um trabalho conjunto da Secretaria Geral da Mesa, da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) e da Secretaria Especial de Informática (Prodasen), que, em sua avaliação, deve mostrar resultados já em agosto.



20/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidadãos podem propor debates nas comissões do Senado

Senado promove debates e conferências na Semana do Meio Ambiente

Programa e-Cidadania do Senado vai aumentar interatividade com a população

Decisões e debates nas comissões

Decisões e debates nas comissões

Decisões e debates nas comissões