Senado promove Mostra Cultural Portuguesa, com filmes de Manoel de Oliveira



O Senado promove, no período de 16 a 27 deste mês, a Mostra Cultural Portuguesa, cuja programação inclui a exposição Cidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Mostra Contemporânea de Filmes Portugueses. O evento é promovido em parceria com a Embaixada de Portugal, Embaixada de Cabo Verde e o Instituto Camões.

A exposição ficará em cartaz de 16 a 27 de abril, das 9h às 18h, na Senado Galeria. A exibição é composta de livros, publicações raras e gravuras do Arquivo Histórico Ultramarino, que comemorou, no ano passado, os dez anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As imagens foram selecionadas pelo embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira. A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Já os três filmes da mostra, todos de autoria do cineasta Manoel de Oliveira, que, aos 98 anos, é tido como o mais velho cineasta em atividade, serão apresentados nos dias 16, 17 e 18 de abril, às 12h30, no auditório Petrônio Portella, no Senado. No dia 16, será exibido O Princípio da Incerteza (2002), com 132 minutos de duração. Porto da Minha Infância (2001), com 62 minutos de projeção, será exibido no dia 17. No dia 18, será apresentado Um Filme Falado (2003), com duração de 95 minutos.

Enredos

O Princípio da Incerteza conta a história de Antônio e José, que convivem desde a infância e trocam todo tipo de experiência, embora pertençam a dois mundos distintos. Antônio é rico e de família tradicional, enquanto José é filho de uma empregada. Adulto, Antônio se casa com Camila, por quem José sempre foi apaixonado, e mantém como amante Vanessa, sócia de José em negócios escusos. Para intensificar e complicar ainda mais essas relações, surge um personagem adicional, o Diabo, com quem todos terão de dialogar.

Em Porto da Minha Infância, Manoel de Oliveira volta à cidade do Porto e a registra com o olhar da memória, não apenas como um documentarista. O resultado é uma obra intimista, uma espécie de álbum de recordações da cidade atualmente considerada a capital européia da cultura.

Um Filme Falado registra a história de Rosa Maria, uma jovem professora de história que embarca com a filha em um cruzeiro. O navio sai de Lisboa e atravessa o mar Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia, onde o marido de Rosa a espera. Durante a travessia, ela visita pela primeira vez lugares marcantes da história da cultura ocidental, como Marselha, as ruínas de Pompéia, Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul. Entretanto, uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e a vida dos passageiros quando o navio cruza o Golfo Pérsico.



13/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mostra da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa seleciona filmes até 27 de setembro

Começa a Mostra Cultural Portuguesa

Embaixadores visitam Mostra Cultural Portuguesa

SENADO INAUGURA MOSTRA DE FILMES E PINTURAS CHINESAS

ÉPICO DE HUMBERTO MAURO ABRE MOSTRA DE FILMES NO SENADO

RÁDIO SENADO MOSTRA A MÚSICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA