Senado promove pré-estréia do filme 'Zuzu Angel'



A pré-estréia do filme Zuzu Angel, na noite desta quarta-feira (2) no auditório Petronio Portella do Senado Federal, contou com as presenças de parlamentares, de artistas como as atrizes Patrícia Pillar e Luana Piovani, e do diretor Sergio Rezende. O filme se baseia na história real da estilista de moda Zuleika Angel Jones, mais conhecida como Zuzu Angel, que durante a ditadura militar lutou pela libertação de seu filho Stuart, militante do Movimento Revolucionário 8 de outubro, o MR-8.

Estiveram também presentes no evento o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara, Aldo Rebelo; a presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie; o vice-presidente da República, José Alencar; a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; os senadores Roberto Saturnino Braga (PT-RJ); Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) e Ideli Salvatti (PT-SC). Também compareceram Ana Cristina e Hildegard, filhas de Zuzu Angel.

Antes da apresentação, o presidente do Senado afirmou que o filme, "ao descrever a luta heróica de Zuzu Angel, remete a um triste período da história do Brasil". Ele elogiou o cineasta Sergio Rezende a atriz Patrícia Pillar, que interpreta a protagonista.

- É preciso conhecer essa parte secreta de nossa história - declarou Renan Calheiros, que ainda lembrou a música Angélica, composta por Chico Buarque para homenagear a estilista.

Hildegard Angel disse que "este é o momento máximo do reconhecimento do sacrifício do Stuart, de Sônia [então esposa de Stuart], de minha mãe e de todos os outros que sofreram da mesma forma naquele período". Patrícia Pillar também ressaltou "a truculência e a violência que se abateu sobre a família de Zuzu Angel e de tantas outras". E destacou que "essa história demorou 30 anos para ser contada".

A estilista, que obteve fama internacional na década de 1970, contestou a ditadura militar ao exigir a libertação de seu filho - que teria sido preso, torturado e morto devido à militância política no MR-8 - e, posteriormente, a liberação de seu corpo (que nunca foi encontrado). Zuzu Angel morreu em 1976, em um acidente de carro sobre o qual há suspeitas de atentado político.

02/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino: filme "Zuzu Angel" é símbolo do que aconteceu no período

TV Senado homenageia Zuzu Angel

Mostra em homenagem a Zuzu Angel é destaque na CPTM

Suplicy homenageia Zuzu Angel, mãe de preso político da ditadura militar

MIS promove estreia de filme sobre o mito do fim do mundo no dia 21 de dezembro

Senado exibe filme e promove debate sobre ética na política