Suplicy homenageia Zuzu Angel, mãe de preso político da ditadura militar



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) prestou uma homenagem em Plenário, nesta quarta-feira (12), à memória da brasileira Zuzu Angel, morta em acidente automobilístico há quase 30 anos, em 14 de abril de 1976. Ela era mãe do preso político Stuart Angel Jones, que foi assassinado pela ditadura militar em 1971.

Após tomar conhecimento do assassinato de seu filho na Base Aérea do Galeão, Zuzu, que era estilista, começou a promover desfiles de moda internacionais nos quais protestava contra a ditadura e seus métodos violentos.

- E foi a esse mundo da moda internacional, que ela já havia conquistado com sua criatividade, que Zuzu recorreu para denunciar o que ocorria no país. Ela desfez a imagem do "milagre do país tropical" que os militares se esforçavam para manter - disse Suplicy.

Ao final de seu pronunciamento, Suplicy homenageou o grupo Tortura Nunca Mais por sua batalha para não permitir que torturas, motivadas por quaisquer razões, sejam praticadas novamente no Brasil. O senador fez ainda um apelo para que o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, receba o presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Santos, Jorge Ferreira, para discutir greve da categoria.

12/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado homenageia Zuzu Angel

Mostra em homenagem a Zuzu Angel é destaque na CPTM

Senado promove pré-estréia do filme 'Zuzu Angel'

Saturnino: filme "Zuzu Angel" é símbolo do que aconteceu no período

Flamengo terá memorial em homenagem a Stuart Angel, morto durante a ditadura

Sarney recebe advogado de preso político da Venezuela