Senado promove sessão especial pelo Ano Mundial da Medicina Veterinária



A Organização Mundial de Saúde Animal escolheu 2011 como Ano Mundial da Medicina Veterinária. Nesta segunda-feira (17), o Senado Federal promoveu sessão especial para celebrar a data. A homenagem foi realizada a pedido da senadora Ana Amélia (PP-RS), motivada pela comemoração, neste ano, dos 250 anos de criação da profissão de médico veterinário.

Ana Amélia comparou os veterinários a um exército que tem o conhecimento e instrumentos tecnológicos como armas para enfrentar o desafio de conciliar a defesa da sanidade animal com a segurança alimentar. E avaliou sua atuação frente ao serviço de vigilância sanitária animal como fundamental para projetar o Brasil como exportador de carnes no mercado internacional.

- Nas mãos dos veterinários está o enorme desafio de produzir com qualidade e segurança não só para a saúde dos animais, mas das pessoas que consomem a carne que produzimos. A exportação desses produtos contribui para o superávit da balança comercial brasileira e a ampliação de nossas reservas internacionais - comentou Ana Amélia, realçando o compromisso assumido pelo Ministério da Agricultura de livrar o país da febre aftosa até 2013.

O senador Antônio Russo (PP-MS) afirmou que o empenho das autoridades em combater enfermidades que atacam os rebanhos - como a aftosa - tem levado países a reverem sua decisão de suspender a compra de carne brasileira. O parlamentar também reconheceu que a inovação tecnológica deu um novo impulso à prática da medicina veterinária, colocando-a em sintonia com as novas demandas da economia mundial.

Para o senador Geovani Borges (PMDB-AP), é preciso mostrar à sociedade que a atuação dos veterinários não se restringe aos cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

- Eles prestam um serviço inestimável à sociedade na atenção permanente à segurança alimentar, no controle de zoonoses e na realização de pesquisas biomédicas - assinalou.

A responsabilidade dos veterinários com a segurança alimentar foi ressaltada ainda pelo diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio de Andrade Moura, e pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda. Enquanto Josélio de Andrade destacou o pioneirismo do país na erradicação de doenças que afetam o rebanho, como a peste bovina, Benedito Fortes alertou para a necessidade de controlar pragas que se disseminam mundialmente com a crescente mobilidade aérea das pessoas, como a peste suína africana.



17/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza sessão especial pelo Ano Mundial da Medicina Veterinária

Ana Amélia encerra sessão especial pelo Ano Mundial da Medicina Veterinária

Senado terá sessão especial para comemorar Ano Mundial da Medicina Veterinária

Senado vai comemorar Ano Mundial da Medicina Veterinária

Senado faz sessão especial para comemorar Dia Mundial da Saúde

Senado realiza sessão especial para celebrar Dia Mundial da Saúde