Senado realiza sessão, lança livro e exibe documentário para celebrar centenário do poeta Patativa do Assaré
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 5 de março de 1909, em uma pequena propriedade rural localizada no município de Assaré, no sul do Ceará. O centenário deste poeta popular será celebrado pelo Senado na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, com uma série de eventos. A programação começa às 14 horas, no Plenário, quando os senadores homenagearão o poeta nordestino. No começo da noite, às 18h30, será exibido o documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia", de Rosemberg Cariry.
A proposta de transformar a Hora do Expediente da próxima quarta-feira em um momento para celebrar Patativa do Assaré foi apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O próprio parlamentar é organizador do livro "Patativa do Assaré - Poeta universal", que será lançado durante a sessão. A publicação reúne textos de Assis Ângelo, Cândido B. C. Neto, Gilmar de Carvalho, Joan Edesson, Oswald Barroso, Plácido Cidade Nuvens, Rosemberg Cariry e Tadeu Feitosa.
- Reverenciar a memória de Patativa do Assaré significa preservar o alcance universal da obra deste cearense que sempre teve, em sua terra natal, sua fonte de inspiração. Poucas vezes a frase "Se queres ser universal, fala da tua aldeia", do escritor russo Tolstoi, foi tão bem representada, e mais do que isto, tão esplendidamente vivida, quanto em Patativa do Assaré - destaca Inácio Arruda.
O filho de Patativa, Geraldo Gonçalves de Castro, virá de Assaré para participar das homenagens ao pai, falecido em 08 de julho de 2002. Junto com Geraldo virão trofeus, objetos pessoais, livros, diplomas, fotografias e outras peças que integram a exposição "Centenário de Patativa do Assaré", que ficará em cartaz no Espaço Senado Galeria (anexo I do Senado Federal), entre os dias 1º e 5 de junho, das 9 às 17 horas.
O cineasta Rosemberg Cariry também virá a Brasília participar da programação organizada pelo Senado Cultural, que inclui a preestreia de "Patativa do Assaré - Ave Poesia", no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis. Filmado entre os anos de 1979 e 2006, o documentário, finalizado em 2007, resgata a figura de Patativa, um autodidata que freqüentou a escola apenas cerca de seis meses, mas aprendeu nos livros, nos cordéis, nos jornais e nas revistas a dominar a língua para, através dela, expressar o mundo de poesia que habitava dentro dele.
Cronograma da homenagem ao centenário de Patativa do Asseré
1)Pronunciamentos dos senadores e lançamento do livro "Patativa do Assaré - Poeta universal", organizado pelo senador Inácio Arruda - Dia 3 de junho - 14 horas - Plenário do Senado Federal.
2)Exibição do documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia" - Dia 3 de junho - 18h30 - Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2 - Anexo "E" do Senado Federal - ao lado da Gráfica do Senado) - Entrada Franca e Censura Livre.
3)Exposição "Centenário de Patativa de Assaré" - Período: 1º a 5 de junho - Horário: 9 às 17 horas - Local: Espaço Senado Galeria, anexo I do Senado Federal.
Para maiores informações:
Sobre o filme: Rosemberg Cariry - (85) 3244-6944 ou (85) 9619-2455
Sobre o livro: Marly do Carmo e Souza (Chefe de Gabinete do Senador Inácio Arruda Fone: (61) 3303-5791
Sobre a exposição: Isabel Cristina da Silva Pio (neta de Patativa) (88) 3535-1742 ou (88) 9614-8956
29/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado realiza sessão, lança livro e exibe documentário para celebrar centenário do poeta Patativa do Assaré
Senado homenageia Patativa do Assaré e Fagner pede à ABL que lembre do poeta
SÉRGIO MACHADO HOMENAGEIA O POETA PATATIVA DO ASSARÉ
Documentário sobre Patativa do Assaré será exibido no Interlegis
Inácio Arruda comemora centenário de nascimento de Patativa do Assaré
Senado realiza sessão para celebrar Dia do Aviador