Senado realizará sessão especial em homenagem a Ariano Suassuna



O Senado irá realizar, em data ainda a ser definida, uma homenagem ao escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. O requerimento para a realização da sessão, que foi aprovado nesta quarta-feira (11), é de autoria do senador Sibá Machado (PT-AC), que pretende que o Senado faça uma homenagem pelo aniversário de 80 anos do escritor, transcorrido no mês passado.

Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927. Forçado a sair da Paraíba por conflitos políticos envolvendo sua família - seu pai, João Suassuna foi governador do estado - Ariano morou em pequenas cidades até se fixar no Recife, capital de Pernambuco. Aos 20 anos, publicou sua primeira peça teatral, Uma mulher vestida de Sol. Durante sua carreira, Ariano publicou diversas obras, com destaque para a peça de teatro O Auto da Compadecida e o romance A pedra do reino. Atualmente, segundo informações publicadas em seu site, Ariano dedica-se a escrever o romance que conclui a trilogia iniciada com A pedra e o Reino e O rei degolado.

Além de dramaturgo e escritor, Ariano Suassuna também foi um dos integrantes do Movimento de Cultura Popular (MCP), criado em 1960 durante o governo de Miguel Arraes em Pernambuco e que buscou aproximar a população da cultura popular e de manifestações artísticas locais, como o teatro de rua e a literatura de cordel, além de promover campanhas de alfabetização. O MCP foi articulado por intelectuais e artistas como o educador Paulo Freire, e os artistas plásticos Francisco Brennand e Abelardo da Hora. Com o início do regime militar, em 1964, o movimento foi extinto.



11/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realizará sessão especial em homenagem às crianças e aos professores

Senado realizará sessão especial em homenagem a Jonas Pinheiro

Senado realizará sessão especial em homenagem a Jonas Pinheiro na próxima quinta

Senado realizará sessão em homenagem a Gilberto Mestrinho

Senado realizará sessão especial para comemorar sanção da Lei Joanna Maranhão

Senado faz sessão especial em homenagem à Ordem DeMolay